“Chegou o momento de levar a fé  e a espiritualidade para o rio”

ABRE ASPAS

“Chegou o momento de levar a fé e a espiritualidade para o rio”

Natural de Bom Retiro do Sul, Regina Klock Mallmann, 56, mora na divisa da Linha Figueira e Arroio do Ouro há 37 anos. É na localidade que fica a Comunidade Católica Nossa Senhora dos Navegantes da Figueira, da qual ela faz parte e ajudou a reativar. Nesta quinta-feira, 2, é comemorado o dia da padroeira das águas e, como forma de homenagem, Regina se encarregou de organizar uma procissão fluvial. O evento ocorre no domingo, 5, com saída em Estrela.

Por

“Chegou o momento de levar a fé  e a espiritualidade para o rio”
Crédito: Karine Pinheiro
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Qual o seu envolvimento com a Comunidade Católica Nossa Senhora dos Navegantes da Figueira?

Acompanhei todo processo de fechamento e reabertura da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, que esteve sem atividades por sete anos. Em 2017 foi reaberta e a capela foi reformada. Há dois anos iniciamos a reforma do salão.

Qual é a história de Nossa Senhora dos Navegantes?

Nossa Senhora dos Navegantes é que guia e protege os pescadores, marinheiros e viajantes em suas jornadas pelas águas. Cada igreja que a tem como padroeira tem um nome, mas todas as nomenclaturas dizem respeito à proteção das águas.

Como a comunidade aqui na região se movimenta para celebrar essa data todos os anos?

Há muitos anos a procissão acontecia na comunidade e pensamos em começar de novo esse momento de fé e oração. Este é o momento de voltarmos o olhar para o nosso Rio Taquari, que tem um grande potencial turístico, em que foi restaurada a escadaria, o Parque da Lagoa e, agora, chegou o momento de levar a fé e a espiritualidade. Várias cidades têm como padroeira Nossa Senhora dos Navegantes. Ela também é padroeira da nossa comunidade. Essa data é comemorada dia 2 de fevereiro, mas geralmente as missas e festas são no fim de semana seguinte.

Como está a organização da procissão fluvial em Estrela?

Nossas comemorações iniciarão às 8h do domingo. A saída das embarcações que carregam a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes será do Parque da Lagoa e a chegada próximo à Eclusa em Bom Retiro do Sul, por volta de 9h45. Depois, a comunidade segue em procissão por terra até a comunidade da Figueira, onde haverá bênção, missa e almoço. Nossa expectativa neste ano é de iniciarmos um evento que terá grande repercussão à nível municipal e, quem sabe, estadual nos próximos anos.

Além de ser envolvida com a comunidade, também participa de trabalhos sociais, certo?

Por muitos anos atuo na Liga do Câncer da minha cidade natal, onde já ocupei vários cargos na diretoria. Na comunidade sempre atuei, desde que me mudei para lá, porque venho de uma família que sempre participou também. A religiosidade faz parte da família, faço isso pela comunidade porque gosto de participar. Já estou incluindo minhas netinhas como coroinhas. Acredito que precisamos estar envolvidos e ajudar o próximo.

Acompanhe
nossas
redes sociais