Treinamento para melhorar eficiência das propriedades

Opinião

Felipe Neitzke

Felipe Neitzke

Coluna aborda os destaques relacionados ao agronegócio

Treinamento para melhorar eficiência das propriedades

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Crédito: Divulgação

O avanço da tecnologia traz infinitas possibilidades e tem sido responsável pelo aumento de produtividade nas propriedades rurais. Exemplo disso é que mesmo com a redução do número de produtores de leite a produtividade aumentou nos últimos anos.

Hoje são pelo menos 4,5 mil famílias envolvidas na atividade. Entre as iniciativas que contribuem para qualificar o trabalho está a Escola do Leite. O projeto da Dália agora também tem o formato virtual.

A iniciativa até então era desenvolvida de forma itinerante e no ano passado atendeu mais de 300 produtores com cursos em 15 módulos. A capacitação ainda conta com o apoio do Colégio Teutônia.

A partir dos cursos, os associados têm orientação sobre gestão, manejo, acompanhamento técnico e conhecem exemplos de sucesso. A meta da cooperativa é durante o ano viabilizar as aulas para todos os 1,3 mil associados no segmento do leite. Além do Vale do Taquari, a Dália também tem forte atuação no Vale do Rio Pardo e Centro Serra.


Iniciativa da Languiru promete maior valorização do milho

A cooperativa Languiru amplia sua atuação no segmento de grãos a partir da compra da unidade de silos na área portuária da Estrela. Com isso, apresenta ao mercado a modalidade Poupança Grãos. Por meio desse sistema, o produtor deixa o milho depositado em um dos pontos de recebimento, com a possibilidade de escolher o que fazer com ele depois.

Se optar em vender o grão com a cooperativa, pelo novo formato, o valor a receber usa como parâmetro a opção à vista (14 dias) praticado pela Languiru e, no vencimento, o produtor recebe o valor fixado na data da opção, sem descontos e corrigido pelo índice de poupança acrescido de 10%.

Crédito: Divulgação


Matrizeiro se consolida em arrecadação e contratações

A granja avícola da Dália em Vale Verde, no Vale do Rio Pardo, iniciou as atividades em junho de 2020. Hoje, o empreendimento é o 3° maior em arrecadação de impostos e o líder na contratação de mão de obra. No último ano, o matrizeiro movimentou R$ 15 milhões, o que representa o retorno direto de R$ 352,4 mil ao município. A unidade emprega 42 profissionais e aloja 60 mil aves em recria e 100 mil frangos em produção.


Arla amplia atuação no Vale do Rio Pardo

A Arla inaugura hoje sua loja com produtos agropecuários, pet e bazar em General Câmara. Até março a intenção também é iniciar o recebimento de grãos. Os silos alugados terão capacidade para até 150 mil sacas. Com mais esse investimento, amplia sua atuação na região do Vale do Rio Pardo, onde já possui unidade de grãos em Vale Verde.

A cidade ainda deve receber uma loja de insumos, veterinária e outros itens nos próximos meses. Esse olhar para a produção de grãos nessa região leva em conta a ampla disponibilidade de áreas de terra para o cultivo de milho e soja.


Deflação dos custos de produção

O Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) acumulou uma deflação de 9,55% em 2022. Já o Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) registrou alta de 10,36% no mesmo período. Os dados foram divulgados esta semana pela Farsul. A queda do IICP está associada à oferta de fertilizantes no mercado interno pelo receio de que o conflito entre Ucrânia e Rússia pudesse gerar escassez do produto no Brasil, que é essencialmente importador da matéria-prima.

Acompanhe
nossas
redes sociais