“Lajeado representa um Brasil  diferente do que eu imaginava”

ABRE ASPAS

“Lajeado representa um Brasil diferente do que eu imaginava”

O estudante colombiano Diego Stiven Castro Garcia, 21, escolheu Lajeado e a Univates como destino de intercâmbio no curso de jornalismo. De início, iria ficar apenas um semestre e retornaria para Bogotá, mas gostou tanto da região que decidiu ampliar a estadia no país.

Por

“Lajeado representa um Brasil  diferente do que eu imaginava”
Crédito: Arquivo_Pessoal
Lajeado

O que te trouxe a Lajeado?

Mais que a cidade foi a universidade, a possibilidade de estudar na Univates. Porém, eu gosto muito de Lajeado. É uma cidade bem tranquila e bem diferente, não só da minha cidade, mas também do meu país. É uma cidade muito menor que Bogotá, mas tem coisas que fazem dela um lugar que permite ter tudo o que um intercambista precisa.

Quais os desafios para realizar o intercâmbio?

Num princípio minha ideia era vir com bolsa de estudos, mas não consegui. Então pensei e planejei muito sobre como poderia fazer um intercâmbio, já que é caro. Então não tinha muito dinheiro, tive que solicitar um empréstimo com um banco. No princípio foram perrengues. Mas consegui ter o dinheiro. Minha namorada me ajudou, a família dela também, na minha casa igual, trabalhei um mês antes numa loja de roupas para ter algo. Foi difícil num primeiro momento, mas tudo foi dando certo.

O que mais chamou a atenção quando chegou na região?

Primeiro foi o frio, gostei muito do frio. Também me chamou a atenção que todo mundo tem carro para transportar-se. Eu estava acostumado a pegar um ônibus atravessando a rua onde eu morava, era tudo mais perto, exceto a universidade. Morava na capital do país, então tinha tudo ao meu alcance. Me chamou a atenção muitas coisas, mas o que mais fiquei surpreso é que Lajeado representa um Brasil diferente do que eu imaginava. Ao chegar aqui foi como livrar-se dos estereótipos que as pessoas de outro país têm do Brasil e isso é algo bom, pois permite saber que o mundo é bem diverso.

Notou alguma semelhança com a Colômbia?

Algumas. Muita natureza, variedade de flora e fauna. Na comida, um pouco, nós comemos também muito arroz, carne, lentinha e feijão. A comida aqui num principio achei bem salgada.

Agora acho já me acostumei ao sabor dela. Sobre as pessoas, num princípio pensei que seriam mais abertas com os estrangeiros, e devo ser sincero, houveram pessoas que achei um pouco toscas e um tanto discriminadoras. Porém, houveram pessoas que foram muito amáveis, que convidaram a gente para fazer coisas, conhecer lugares típicos do sul, convidaram às suas casas.

Ao fim do semestre, você optou por permanecer mais tempo. Como foi esta escolha?

Este é meu último semestre, tanto aqui em Lajeado quanto na faculdade. Finalizo este semestre, volto para meu país e me formo. Optei por estar mais tempo porque gostei da cidade, quero conhecer mais o Brasil, aprender coisas novas cada dia, ter amizades, viajar e aprender melhor o português. Consegui trabalho como garçom num restaurante aonde tenho garantido o almoço, é um gasto que economizo.

Até quando você fica na região e quais os planos para este período?

Fico até 10 de julho de 2023. Os planos são aprender, conhecer, viver, experimentar e fazer tudo o que seja bom para mim. A vida é só uma e daqui a pouco ela pode terminar, então tenho que aproveitar ao máximo possível esta experiência. Gostaria de voltar num futuro ao Brasil para fazer um mestrado com bolsa ou até retornar para trabalhar. O Brasil é um país imenso, lindo, caloroso, com gente querida, com paisagens incríveis e apesar dos momentos difíceis eu aprendi muito aqui.

Acompanhe
nossas
redes sociais