Lajeado apresenta projeto da Central de Polícia ao Estado

no Palácio Piratini

Lajeado apresenta projeto da Central de Polícia ao Estado

Comitiva da prefeitura teve encontro com Eduardo Leite. Prédio abrigará as cinco delegacias do município

Por

Atualizado quarta-feira,
01 de Fevereiro de 2023 às 16:21

Lajeado apresenta projeto da Central de Polícia ao Estado
Foto: Gustavo Mansur, governo do Estado
Porto Alegre
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Prefeitura de Lajeado apresentou, na tarde terça-feira, 31, em reunião no Palácio Piratini, o projeto da nova Central de Polícia para o governador Eduardo Leite, em Porto Alegre. O moderno projeto terá 2.856,70 m² de área construída, distribuídos em quatro pavimentos. O prédio abrigará as cinco delegacias do município: Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), Delegacia Regional de Polícia, Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Delegacia de Polícia Distrital e Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO).

Elaborado pelos arquitetos e engenheiros da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan), da Prefeitura de Lajeado, o projeto foi discutido anteriormente com as Secretarias de Obras e Segurança Pública do Estado. O governador Eduardo Leite demonstrou interesse no projeto e sugeriu que possa servir de modelo paras futuras delegacias a serem construídas no Rio Grande do Sul após avaliação das equipes internas.

“Essa é uma importante obra para o município e a região. O local onde hoje se encontram as delegacias está defasado, e este prédio moderno proporcionará melhores condições de trabalho para os servidores e para quem busca atendimento”, destacou o prefeito, Marcelo Caumo. Além disso, o chefe do Executivo municipal ressaltou que a localização do novo prédio é estratégica pois fica próxima das duas principais rodovias da região, a BR-386 e a ERS-130.

“Este projeto reflete o envolvimento do Executivo e do Legislativo com as necessidades da comunidade. A segurança pública é muito relevante, e poder ceder ao Governo do Estado o terreno para a construção, bem como todos os projetos da Central de Polícia, demonstra o quanto estamos empenhados na busca por soluções adequadas”, mencionou o Secretário de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade, Giancarlo Bervian.

Além do prefeito Marcelo Caumo e da vice-prefeita, Gláucia Schumacher, também participaram da reunião na Capital os titulares da Seplan, Giancarlo Bervian, da Segurança Pública (Sesp), Paulo Locatelli Gandin, o Secretário de Segurança Pública do Estado, Sandro Caron de Moraes, o Chefe de Gabinete do Governador, Euclides Maria da Silva Neto, e os delegados Antônio Carlos Pacheco Padilha, Shana Luft Hartz e Fernando Antônio Sodré de Oliveira.

O terreno onde ficará a nova Delegacia pertente ao município. Já o terreno onde funcionam quatro das atuais delegacias pertence ao Governo do Estado. Agora, os executivos municipal e estadual irão definir os valores finais para a troca dos terrenos. A intenção do município é usar a área do Centro para futura ampliação do Parque dos Dick, que fica ao lado.

O próximo passo será a análise e aprovação do setor jurídico do Estado para futuro encaminhamento da obra. A construção da nova Central de Polícia ficará a cargo do Governo do Estado.

Acompanhe
nossas
redes sociais