Há 20 anos, 1º Metztock de Poço das Antas

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, 1º Metztock de Poço das Antas

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Vinte anos atrás, mais de 120 pessoas se reuniam no Camping Beckenbauer para participar do primeiro Metztock. O evento, organizado pelo estrelense André Metz e seus amigos, concentrava música, festa, natureza e chope. Para 2004, uma segunda edição já estava sendo planejada.

As atrações musicais foram diversas, entre rock, MPB e até samba. Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Repúdio à guerra – Uma pesquisa feita em vários países sobre a possibilidade de guerra entre os Estados Unidos e o Iraque tinha a maior parte dos entrevistados contra o conflito. Entretanto, a mesma pesquisa mostrava que cerca de 90% dos entrevistados achava provável que a guerra aconteceria.

Nos EUA, 33% dos americanos apoiava uma ação militar do país mesmo sem o apoio da ONU, já 21% era contra mesmo com o apoio. O país que era menos a favor do conflito era a Argentina, onde somente 3% dos entrevistados apoiavam o ataque.


HÁ 50 ANOS

Inauguração do Centro Técnico

Estrela inaugurava o novo Centro Técnico Administrativo, no prédio onde funcionava a antiga garagem municipal. O Centro abrigaria repartições públicas, além do escritório da Ascar (Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural) e da Junta de Alistamento Militar.
O prédio, com quase 200 m² de construção, tinham iniciado as reformas em setembro de 1972, ainda no governo de Bertholdo Gaussmann. Ao lado, ficava o antigo espaço da Secretaria de Agricultura de Estrela, na rua Coronel Müssnich.

Antigo prédio da Secretaria de Agricultura de Estrela, na década de 1970. Acervo NG


Enquanto isso

Obras no metrô de São Paulo – Era manchete da Folha de São Paulo o avanço na construção do metrô na cidade. O chamado “tatuzão mecânico” trabalhava na abertura dos túneis no centro e poderia avançar até 9 metros em um dia. Em setembro do ano seguinte, 1974, seria inaugurado o primeiro trecho do metrô de São Paulo.

Em 1972, foi feita a primeira viagem experimental no vagão do metrô em São Paulo. Arquivo Público do Estado de São Paulo

Acompanhe
nossas
redes sociais