Dois dos integrantes da comitiva que foi a Porto Alegre nesta terça-feira, 31, tratar sobre o edital de concessão das rodovias estaduais, na primeira agenda oficial do novo secretário de Parcerias do RS, Pedro Capeluppi, detalham suas impressões do encontro em entrevista à Rádio A Hora 102.9.
O presidente do conselho administrativo da Dália, Gilberto Piccinini, e o diretor do Setcergs, Diego Tomasi, demonstraram otimismo na possibilidade do avanço na negociação em relação ao free flow – sistema de cobrança por quilômetro rodado, sem cancelas. Apesar disso, o tema ainda deverá ser muito debatido. Já as obras previstas no edital de concessão das rodovias estaduais não deve sofrer grandes alterações.
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GILBERTO PICCININI
“É agora ou nunca. Quando você implanta um projeto e começa a fazer um investimento em praças de pedágio, é para daqui a 30 anos. Nossa região estará em um nível diferente em relação ao pedagiamento. O custo é bem alto, mas é um investimento inicial, depois não há custo de manutenção.”
Para Piccinini, o novo secretário, que atuava no governo federal, tem uma visão “mais de cima”. Apesar da permanência de Eduardo Leite, entende que é um novo governo, com uma nova ideia. “Nos ouve e respeita mais.”
DIEGO TOMASI
“O escopo do edital será mantido pela impressão. Gostei do secretário. Se mostrou bem inovador. Falou claramente que o free flow o interessa muito, já abriu as portas. Mas do interesse até a execução é um longo caminho.”
“Se a gente não se organizar bem pode dar uma boa dor de cabeça. Conforme informações da secretaria, o valor atualizado do pedágio pode chegar a R$ 16. Estudos atualizados dizem que esta seria a tarifa. Mas temos que procurar soluções.”