Casal adapta ônibus para cruzar a América em família

Aventura nas estradas

Casal adapta ônibus para cruzar a América em família

Ika e Maya viajam o mundo faz quatro anos. Acostumados a morar em um motorhome, agora, transformam um ônibus escolar para voltar à estrada com o filho Bem, de um ano e três meses

Por

Casal adapta ônibus para cruzar a América em família
Nas últimas semanas, o casal se despediu do antigo veículo para construir a nova moradia sobre rodas em um antigo ônibus escolar. Crédito: Arquivo pessoal
Lajeado

Viver de forma nômade e conhecer o mundo era um sonho de Willian Spessatto, mais conhecido como Ika. Natural de Nova Bréscia, ele e a esposa croata, Maya Jurisic, caíram nas estradas europeias em 2018. Quatro anos e 40 países visitados depois, fizeram uma pausa para cuidar do filho recém-nascido. Agora, com o pequeno Bem, de um ano e três meses, a ideia é transformar um ônibus escolar em motorhome e viajar, desta vez, em família.

O próximo destino é a América do Sul e, mais tarde, a América do Norte. O motorhome está sendo construído por um amigo, em Lajeado, e em março a ideia é voltar a rodar o mundo em uma casa sobre rodas. “Essa aventura começou com aquele sentimento: não to feliz com meu trabalho, com o que estou fazendo e quero começar outras coisas”, lembra Ika. Em 2012, ele já tinha ido para Dublin, fazer intercâmbio, e foi lá que conheceu a esposa.

Depois de se relacionarem pelas redes sociais, voltaram a se encontrar e decidiram, juntos, comprar um motorhome. “Começamos a organizar nossa vida, primeiro psicológica, depois financeira”, destaca Ika. Foi nesse período que criaram uma escola de arte e conhecimento que, hoje, possui mais de 13 mil alunos espalhados pelo mundo.

Desafios em uma casa sobre rodas

Apesar do pouco espaço no motorhome, o casal se acostumou com a rotina. Para Ika, o mais importante é respeitar as individualidades um do outro. Além disso, nem sempre há conforto, e tudo deve ser calculado para não faltar.

“Por um lado tu tem essa escassez e por outro tem muita abundância. Eu abro a porta do motorhome e tenho um jardim que é o mundo”, destaca.

Segundo Ika, a troca do antigo veículo pelo ônibus escolar é pela necessidade de mais espaço. Além disso, a nova casa sobre rodas pode armazenar mais água e terá sistema hidráulico e elétrico para garantir boa iluminação e água quente.

A transformação

O veículo foi adquirido pelo casal há três meses e passou pelo processo de documentação para se transformar em motorhome. Depois, foi a parte de pintura, funilaria e lataria. Por último, a montagem no interior do ônibus. Cerca de R$ 280 mil reais foram investidos. “Vale a pena um investimento bom, porque o que a gente quer fazer exige um pouco de estrutura. Queremos ir até o Alaska”, conta Ika.

A ideia é que para a Copa do Mundo de 2026 a família chegue ao destino e possa assistir alguns jogos nos Estados Unidos, México ou Canadá. Antes disso, o teste com o novo veículo será em uma viagem de Lajeado à Bahia, onde os sogros vivem e onde o casal está construindo uma casa, desta vez, de tijolos, onde tenham para onde voltar entre uma viagem e outra. Hoje Ika compartilha suas aventuras no Instagram @viverdemundo.oficial, e quer lançar cursos com dicas para os viajantes de primeira viagem.

Acompanhe
nossas
redes sociais