Audiência detalha projeto da hidrelétrica em Cruzeiro do Sul

esclarecimentos aos moradores

Audiência detalha projeto da hidrelétrica em Cruzeiro do Sul

Encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira, 1º, na Casa do Morro, e foi organizado pela Certel e câmara de vereadores

Por

Atualizado quarta-feira,
01 de Fevereiro de 2023 às 09:31

Audiência detalha projeto da hidrelétrica em Cruzeiro do Sul
Foto: Gabriel Santos
Cruzeiro do Sul
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Sanar as dúvidas em torno do projeto e prestar esclarecimentos aos moradores ribeirinhos que temem o impacto ambiental da usina hidrelétrica. Este é o objetivo da Certel e câmara de vereadores que promoveram na manhã desta quarta-feira, 1º, na Casa do Morro, uma reunião para detalhar o projeto da usina hidrelétrica.

LEIA MAIS: Audiência visa detalhar projeto da hidrelétrica

A projeção da cooperativa é iniciar as obras no segundo semestre, com as escavações de um canal de 12 metros de profundidade paralelo ao Rio Taquari. A hidrelétrica será construída com o aproveitamento da estrutura da barragem eclusa nas divisas com Bom Retiro do Sul.

O anúncio feito em 2022 deixou dúvidas aos moradores ribeirinhos que temem o alagamento de áreas produtivas e ao Executivo que quer preparar a infraestrutura adequada aos funcionários, maquinário e equipamentos já que o prazo de duração da obra é de três anos e mais de 500 trabalhadores diretos e indiretos irão auxiliar na construção.

Toda a casa de força e linhas de transmissão serão construídas às margens do rio, no território de Cruzeiro do Sul. Conforme a presidente da câmara de vereadores, Daiani Maria (MDB), o objetivo do encontro foi buscar mais informações sobre a obra e saber os reais impactos.

Estiveram presentes líderes das comunidades ribeirinhas, prefeito e engenheiros do municípios, além dos vereadores e representantes da Certel. Outra demanda abordada é a necessidade de tornar o espaço aberto para visitação de turistas.

Acompanhe
nossas
redes sociais