Selo de qualidade busca consolidar região produtora de erva-mate

INCENTIVO À TRADIÇÃO

Selo de qualidade busca consolidar região produtora de erva-mate

Municípios da parte alta do Vale elaboram pesquisa para atestar diferencial do polo ervateiro. Área concentra 55% da produção do estado e tem mais de 70 agroindústrias

Por

Selo de qualidade busca consolidar região produtora de erva-mate
Pesquisa para obter registro de indicação geográfica deve ficar pronta em julho de 2024. Crédito: Fernando Dias/Divulgação
Ilópolis
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Projeto-piloto busca a indicação geográfica para o polo ervateiro da região alta do Vale do Taquari. Para detalhar a iniciativa, representantes da Secretaria Estadual de Agricultura participaram de reunião no início da semana na câmara de vereadores de Ilópolis. O objetivo foi apresentar o cronograma e contribuir com a documentação para o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A partir do registro, será possível comprovar que o produto é genuíno daquela região e possui qualidades particulares, ligadas à sua origem. Essa condição reverte em maior valorização da erva-mate cultivada na microrregião.

A solicitação vai abranger os municípios de Ilópolis, Arvorezinha, Itapuca, Fontoura Xavier, Anta Gorda, Putinga e Doutor Ricardo. O trabalho de busca de certificação é desenvolvido em conjunto pelas prefeituras, conselhos municipais, Emater/RS-Ascar, Sebrae, Ibramate, Sindimate, câmaras de vereadores, produtores rurais, sindicatos e associações.

“A ideia é ter o reconhecimento daquilo que já possuímos, por meio de documentos, mostrando que a erva-mate produzida nesta região é diferenciada, seja pelo clima, pelo solo, pelo manejo ou pelas variedades que aqui estão”, destaca o secretário de Agricultura de Ilópolis, Jurandir Marques.  Segundo ele, a região tem um potencial extraordinário para conseguir este registro, tem 73 agroindústrias de erva-mate registradas e concentra 55% dos produtores de erva-mate do estado.

Benefícios

A Associação dos Amigos e Parceiros da Erva-Mate do Polo do Alto do Vale do Taquari (AA Erva-Mate) deve encaminhar o projeto até julho de 2024. De acordo com o presidente da associação Clóvis Roman, as vantagens da Indicação Geográfica (IG) são várias. “Os benefícios são vários, como manter os agricultores familiares nesta atividade de forma sustentável, além de ganhos no turismo, no comércio, na profissionalização do produtor e da indústria”, avalia.

Roman afirma que este selo vai colocar a região do Alto Taquari em evidência dentro do setor no estado, no país e também, futuramente, poderá chegar a outros países. O trabalho é desenvolvido desde o segundo semestre de 2022 pelos pesquisadores do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria Estadual.

Entre os principais resultados, espera-se a caracterização e o registro das condições de clima e solo ( do território de produção da erva-mate do Polo Alto Taquari e a descrição e o registro da história da ocupação humana e agrícola no território do Alto Taquari, com ênfase no cultivo da erva-mate.
As Indicações Geográficas (IG) têm sido apontadas como instrumentos de valorização de um produto agropecuário através de elementos de sua história, de características e traços dos grupos humanos envolvidos e de seu território de origem.

No RS, o caminho para a IG da erva-mate seria um estudo de caracterização e viabilidade em cada um dos polos ervateiros. O critério de escolha deste Polo foi a sua abrangência em termos de produção e produtores: o polo concentra mais da metade dos produtores de erva-mate do estado, abrigando 60% da área plantada com a cultura, percentual equivalente a sua participação na produção total de erva-mate do estado.

Acompanhe
nossas
redes sociais