Reivindicação no Vale, primeiro free flow do Brasil inicia operação

rodovia Rio-Santos

Reivindicação no Vale, primeiro free flow do Brasil inicia operação

Cobrança por quilômetro rodado, de forma automática e sem cancelas é debatida nesta terça-feira, 31, com o novo secretário de Parcerias do RS, Pedro Capeluppi

Por

Atualizado terça-feira,
31 de Janeiro de 2023 às 10:03

Reivindicação no Vale, primeiro free flow do Brasil inicia operação
Foto: Divulgação CCR-RioSP
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Reivindicação das lideranças do Vale do Taquari, o primeiro pedágio free flow, sistema de pagamento eletrônico de pedágio sem paradas do Brasil, começou a operar na segunda-feira, 30. Os pórticos estão instalados no trecho fluminense da BR-101, a rodovia Rio-Santos.

LEIA MAIS: É hora de inovar, governador. É hora do “free flow”

O sistema substitui as convencionais praças de pedágio e permite uma viagem sem paradas ou diminuição de velocidade para a passagem pelos pórticos. Funciona por meio de pórticos com tecnologia de última geração que identificam, classificam os veículos e cobram a tarifa eletronicamente, conforme o tipo e o número de eixos.

A cobrança é feita por quilômetro percorrido ou funciona com descontos progressivos, conforme número de passagens pelos pórticos.

Nesta terça-feira, 31, uma comitiva da região participa de audiência em Porto Alegre com o novo secretário de Parcerias do RS, Pedro Capeluppi, para falar sobre o plano de concessão das rodovias estaduais. O free flow está na pauta. A audiência foi viabilizada pelo deputado estadual Sidnei Eckert (MDB), em seu último compromisso como parlamentar.

Acompanhe
nossas
redes sociais