Lajeaço mostra como empreender pode reinventar histórias

Lajeado Empreendedora

Lajeaço mostra como empreender pode reinventar histórias

Criada por Altevir Giovanella, quando tinha 44 anos, empresa é referência no setor e marca mudança de vida para toda a família

Por

Atualizado quinta-feira,
27 de Janeiro de 2023 às 15:46

Lajeaço mostra como empreender pode reinventar histórias
Altevir Giovanella e o filho, Alan, lideram negócio iniciado em 2004. (Foto: J. J. Silva)

Empreender é uma forma de construir uma herança. Para os filhos, a princípio, mas também para a comunidade. Afinal, criar um legado sempre é um bom investimento. Uma boa ilustração para esse princípio é a jornada da Lajeaço, empresa do setor metal mecânico fundada por Altevir Giovanella, em 2004, quando, aos 44 anos, deixou de lado uma carreira para tirar do papel o sonho de ter o próprio negócio.

Natural de Lajeado, Giovanella cresceu no bairro São Cristóvão e iniciou sua jornada profissional assim que concluiu o Ensino Médio, como vendedor em uma loja de móveis da cidade. Logo conseguiu um emprego como representante comercial da Souza Cruz, onde atuou por 24 anos. Após um curto período no setor de medicamentos, ele recebeu a proposta de um cunhado, com experiência no setor de metais, para iniciar um novo negócio: enquanto ele lidava com a parte técnica, Giovanella seria o administrador.

“Compramos da indústria e vendemos para quem produz. Inicialmente, usávamos peças de linhas secundárias, mas depois de um tempo qualificamos esse processo e começamos a fornecer apenas itens de primeira linha. Neste mesmo momento, cerca de dois anos depois de iniciarmos a empresa, meu sócio vendeu sua parte para mim. Hoje, o negócio é todo administrado pela família”, lembra Giovanella.

Consolidada no mercado de tubos e chapas da região, hoje a Lajeaço consegue suprir a necessidade de clientes de diversas áreas, como implementos rodoviários, agrícolas, tornearias, marcenarias e até de publicidade visual. Nesta jornada, Giovanella contou com apoio dos filhos, Alan e Elen, que já dividem a liderança dos negócios.

“O Alan trabalha comigo desde os 16 anos, praticamente desde o início da empresa. Já a Ellen trabalhava na área da saúde antes de vir trabalhar aqui. A tendência é que eu trabalhe menos e deixe eles tocarem o negócio”, avalia Giovanella projetando a sucessão da empresa.

A empresa se tornou uma referência para o Vale do Taquari e é fruto de uma jornada de trabalho construída com o tempo. “Se tu tem capacidade de trabalhar 24 anos para uma empresa sendo bem avaliado, certamente tu tem capacidade de abrir seu próprio negócio. Se tu é determinado e trabalha com seriedade, a coisa vai acontecer. Tem sido assim conosco”, conclui Giovanella, exemplo de que a escolha em mudar a vida através do empreendedorismo pode deixar um legado para toda a família. 

Assista ao vídeo exclusivo:

Ouça o quadro na programação da Rádio A Hora 102.9:

Acompanhe
nossas
redes sociais