Audiência visa detalhar projeto da hidrelétrica

CRUZEIRO DO SUL

Audiência visa detalhar projeto da hidrelétrica

Encontro organizado pela Certel e câmara de vereadores ocorre hoje na Casa do Morro. Participam líderes comunitários e integrantes do Executivo. Objetivo é sanar dúvidas sobre o investimento de R$ 250 milhões para geração de energia

Por

Audiência visa detalhar projeto da hidrelétrica
Escavações devem iniciar no segundo semestre para construção da usina. Crédito: Gabriel Santos
Cruzeiro do Sul
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Sanar as dúvidas em torno do projeto e prestar esclarecimentos aos moradores ribeirinhos que temem o impacto ambiental da usina hidrelétrica. Este é o objetivo da Certel e câmara de vereadores que promovem nesta quarta-feira, às 9h, na Casa do Morro uma reunião para detalhar o projeto da usina hidrelétrica.

A projeção da cooperativa é iniciar as obras no segundo semestre, com as escavações de um canal de 12 metros de profundidade paralelo ao Rio Taquari. A hidrelétrica será construída com o aproveitamento da estrutura da barragem eclusa nas divisas com Bom Retiro do Sul.

O anúncio feito em 2022 deixou dúvidas aos moradores ribeirinhos que temem o alagamento de áreas produtivas e ao Executivo que quer preparar a infraestrutura adequada aos funcionários, maquinário e equipamentos já que o prazo de duração da obra é de três anos e mais de 500 trabalhadores diretos e indiretos irão auxiliar na construção.

Toda a casa de força e linhas de transmissão serão construídas às margens do rio, no território de Cruzeiro do Sul. Conforme a presidente da câmara de vereadores, Daiani Maria (MDB), o objetivo do encontro é buscar mais informações sobre a obra e saber os reais impactos. “Uma obra dessas pode demandar muito da comunidade e serviços públicos como na área da saúde e educação. Se tivermos um volume grande de trabalhadores, precisamos garantir condições a todos”, destaca.

Para a reunião foram convidados dois líderes de cada comunidade ribeirinha, prefeito e engenheiros do municípios, além dos vereadores e representantes da Certel. Conforme Daiani, moradores têm dúvidas quanto ao impacto ambiental da obra e temem a perda de áreas. As localidades mais afetadas com isso seriam São Miguel, Lotes, Santarém e Maravalha.

Outra demanda que será abordada é a necessidade de tornar o espaço aberto para visitação de turistas. “Nesta linha, precisamos debater o asfaltamento do acesso pela ERS-130 e a possibilidade de tornar o espaço um ponto turístico com estrutura adequada e segura”.

Escavações iniciam no segundo semestre

Engenheiros da Certel confirmam que as obras iniciam no segundo semestre com a escavação do canal com 12 metros de profundidade, paralelo ao rio. A informação é dos engenheiros da cooperativa, Rodrigo da Cas e Leandro Pires.

Eles visitaram a área de construção e solicitaram ao município o apoio na retirada e destinação de material que pode ser usado para o aterro. “Nós nos colocamos à disposição para auxiliar, uma vez que a obra representa um investimento milionário, geração de empregos e retorno de impostos. Com isso, precisamos conversar e preparar uma infraestrutura necessária para receber máquinas, equipamentos e funcionários”, afirma o prefeito João Henrique Dullius.

O projeto

A hidrelétrica projetada na divisa com Bom Retiro do Sul será a maior já construída pela Certel. A capacidade de vazão será de 440 metros cúbicos por segundo e potência de até 35 megawatts, atendendo 100 mil pessoas em 40 municípios localizados na região do Vale do Taquari e Rio Pardo.
A Certel afirma que a implantação da usina não deve causar alagamento, visto que o reservatório da barragem já está consolidado. Agora, haverá o aproveitamento da queda d’água de 10 metros para produção da energia. A Fepam emitiu a licença em outubro e permitiu o início das obras.

Acompanhe
nossas
redes sociais