Deputados estaduais tomam posse nesta terça-feira

POLÍTICA

Deputados estaduais tomam posse nesta terça-feira

Ex-prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus (PDT) integra nova legislatura

Por

Atualizado segunda-feira,
30 de Janeiro de 2023 às 23:04

Deputados estaduais tomam posse nesta terça-feira
Solenidade também terá eleição da Mesa Diretora. Crédito: Cels Bender/Assembleia Legislativa/Divulgação
Estado

A Assembleia Legislativa realiza, nesta terça-feira, 31 a partir das 14h, a sessão de posse dos 55 deputados eleitos e instalação da 56° Legislatura. A solenidade terá eleição e transmissão de cargos da nova Mesa Diretora.

Primeiro suplente do PDT, o ex-prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, assumirá uma cadeira por conta da indicação de Gilmar Sossella à Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Profissional. Conforme acordo firmado entre as maiores bancadas da Casa, o deputado Vilmar Zanchin (MDB) presidirá o parlamento em 2023. A sessão de hoje será dirigida pelo atual presidente, Valdeci Oliveira (PT).

Após a execução do Hino Nacional e leitura do compromisso regimental, cada deputado deverá ratificar o juramento. Em seguida, serão empossados. Depois da eleição da Mesa, Zanchin assume a condução dos trabalhos. Dos 55 parlamentares, 31 foram reeleitos no pleito de outubro.

Em Brasília

Na quarta-feira, 1°, será a vez da nova composição da Câmara dos Deputados tomar posse. A sessão dos 513 eleitos terá início às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães. Mais tarde, a partir das 16h30min, os trabalhos serão destinados à eleição do presidente e da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024. Os blocos partidários determinam os nomes. Quanto maior, maior o número de cargos. Além do presidente, são escolhidos dois vices e quatro secretários. A primeira reunião solene da nova legislatura está marcada para quinta-feira, às 15h.

Acompanhe
nossas
redes sociais