Subindo

Opinião

Carlos Martini

Carlos Martini

Colunista

Subindo

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Durante uns 20 anos o edifício Santa Cruz, na Andradas (Rua da Praia) em Porto Alegre, ostentou o título de mais alto do estado. Foi construído no final da década de 50, com 107 metros de altura e 32 andares. Eu conheci bem por dentro, porque trabalhei por um tempinho no Instulcarnes, ali sediado.

Voltando à vaca fria: o status de maior edifício do estado do Santa Cruz foi derrubado lá por volta de 1976, por aí, quando foi implantado o edifício Parque do Sol em Caxias do Sul, com soberbos 36 andares e 125 metros de altura! Que também conheci bem, em função de parentes próximos que ali residem. Na época ainda existia alguma rivalidade entre Caxias e Bento e os gozadores de plantão diziam que os caxienses fizeram um prédio desse tamanho só pra fazer sombra em Bento. Mas essa é outra história.

Embora tenham sido construídos outros prédios bem altos, acima de 100 metros, em Novo Hamburgo e Passo Fundo, o Parque do Sol de Caxias continua sendo o mais alto do estado. O novíssimo edifício Residencial São Cristovão com seus projetados 140 metros e 40 andares deve desbancar da posição o veterano Parque do Sol e seus 46 anos de reinado.


Guabirovatur

Pois lá pelos idos de julho do ano passado lancei a idéia de se criar a GuabirovaTur. Um circuito turístico emocionante pra mesclar as belezas que existem ao longo da ERS – 332 com as habilidades de piloto de provas em estradas esburacadas, porque vários trechos estavam virados num chapéu velho.

Mas pra ser justo e honesto agora sou obrigado a jogar uns confetes: subi e desci essa serra nesse ¨finde¨, entre Encantado, Arvorezinha, Soledade, passando por Nova Brescia, Anta Gorda, Doutor Ricardo, Ilópolis, Putinga, Coqueiro Baixo, Relvado, Itapuca e é preciso concordar: depois que melhorou, ficou bom.

P.S.: Em mil novecentos e antigamente, essa decida da serra no trecho de Encantado era conhecido como Estrada da Guabiroba. Não lembro da árvore, mas subi e desci uma vez de ônibus. O trecho era perigoso pra burro! E ainda mais pra ônibus e caminhões…


VACA MUERTA

Já escrevinhei um pouco sobre o projeto do gasoduto entre Uruguaiana e Porto Alegre numa coluna lá por setembro do ano passado, mas volto e aprofundo o assunto em função de notícias mais recentes.

Vaca Muerta é uma importante jazida de xisto betuminoso que existe na pampa argentina, junto à Cordilheira dos Andes e a fronteira com o Chile, nas províncias de La Pampa, Neuquén e Mendoza.

Já é explorada há um bom tempo e o governo argentino e a YPF (Yacimientos Petrolíferos Fiscales, a petroleira deles lá) está implantando um novo gasoduto entre a Vaca Muerta e a província de Santa Fé, batizado com o nome de Néstor Kirchner. Ao todo, tem uns mil quilômetros e metade já está feito, pra completar os outros 500 falta uns 600 milhões de dólares de financiamento, que os portenhos pretendem vir do BNDES brasilenho.

Como dizem os castelhanos da fronteira: ¨si, si, como no, pero todavia…¨, além dos interesses de empreiteiros esclarecidos em obras públicas nacionais e internacionais, a quem mais pode interessar esse possível financiamento no momento? Segundo a propaganda, pode num futuro não muito distante (uns 10 ou 50 anos, sei lá) viabilizar a implantação do gasoduto Uruguaiana-Porto Alegre.

Projetado no ínicio desse novo século, 2001 pra ser mais exato, passando pela chamada Depressão Central geográfica do estado, de Uruguaiana a Alegrete, Santa Maria, Candelária, Taquari, Triunfo e a partir daí se conectando com o já existente gasoduto que liga o Pólo Petroquímico à região metropolitana de Porto Alegre.

De Candelária ¨pra cima¨, com estações de bombeamento, poderia chegar a Santa Cruz do Sul, subindo por Lajeado e chegando até Ponta Grossa ou ¨ponta fina¨ no oeste paranaense.

Era pra ser implantado dentro do projeto Cruz Del Sur, que incluía também o atual gasoduto que cruza o Rio da Prata e chega a Montevideo, passando por Colônia do Sacramento.

Como eu não nasci ontem e não vou morrer amanhã, por aqui continuo confiando plenamente no abastecimento das carretas bi-trens de combustíveis.
P.S.: Posso esclarecer? Esclalecerei: xisto betuminoso é tipo um ¨wafflel¨, uma jazida de rocha porosa impregnada de petróleo e gás, que são extraídos via compressão da rocha na bacia sedimentar.


Na cancha de bocha, por gozação combinada, convenceram o nono que croissant recheado com schimia tinha o mesmo efeito que um Viagra.

Que dúvida! O vecchio saiu da cancha e foi direto pra padaria:

– Me dê 50 croissants com schimia!

– Mas vovô, cinqüenta? Vai endurecer a metade!

– Então me dá 100!

Acompanhe
nossas
redes sociais