Cavalo crioulo

Opinião

Claiton Miranda

Claiton Miranda

Tradicionalista e apresentador do programa Fogo de Chão, da Rádio A Hora

Colunista

Cavalo crioulo

Por

Atualizado sábado,
28 de Janeiro de 2023 às 18:42

Crédito: Claiton Miranda

O crioulo é um cavalo, originário dos animais de sangue andaluz e berbere, introduzido no continente americano pelo aventureiro espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca nos primeiros anos após o descobrimento do Brasil, e também os padres jesuítas Cristóvão de Mendonça e Pedro Romero, em localidades que hoje é o Rio Grande do Sul, em 1634.

Paralelamente, as criações foram se perdendo da comitiva de Cabeza de Vaca durante as suas campanhas, na região, e passaram a se criar livremente nas planícies do Cone Sul do continente americano, vivendo em estado selvagem por cerca de quatro séculos.

Nesse período, as duras condições do clima acabaram criando, através da seleção natural, uma raça extremamente resistente a alta amplitude térmica, quanto à seca e à falta de alimento. Normalmente são criados livres, em grandes pastos, e quando chegam à idade adulta são lançados e domados.

O cavalo crioulo, se tornou um dos símbolos do gaúcho, fiel parceiro e companheiro , vencendo distâncias e solidões um na companhia do outro.
Hoje este animal denomina o gaúcho, que se batiza de crioulo, pela origem de nascimento, crioulo pela forma de viver (galpão crioulo).

Faz parte de toda história do gaúcho e de suas conquistas, não existe um gaúcho campeiro, que não tenha seu pingo. Cada cavalo é um ser individual, com suas características próprias, e a forma como ele é tratado na doma, vai refletir no seu comportamento e na convivência com o homem.


Chasque: Valorize e tenha cuidado com os animais eles são anjos que cuidam de nós.

Acompanhe
nossas
redes sociais