Hora de cobrar o freeflow

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Hora de cobrar o freeflow

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O governo do estado recebe na terça-feira um grupo de empresários e políticos do Vale do Taquari. Será a primeira reunião para a retomada do debate sobre a concessão das rodovias estaduais. Secretário Estadual de Concessões e Parcerias, Pedro Capeluppi vai receber o presidente da CIC-VT, Ivandro Rosa; o presidente do Codevat, Luciano Moresco; o presidente da Cooperativa Dália, Gilberto Picinini; além de Diego Tomasi e Adelar Steffler, empreendedores do setor de transporte e logística. A ideia é reforçar e unificar os pedidos pela implantação do freeflow (cobrança automática, sem cancelas, e por meio de tags instalados nos veículos), inclusão da ERS-332 nos planos de investimentos, e melhorias nos equipamentos de segurança aos motoristas de caminhões.

A visita ocorre no dia da posse do novo secretário estadual. Ou seja, a agenda com os representantes do Vale do Taquari (confirmada pelo deputado estadual Sidnei Eckert, do MDB) será uma das primeiras de Capeluppi à frente da pasta. Sobre o freeflow, a expectativa é antecipar ao máximo a implantação do modelo, especialmente após a regulamentação da ferramenta em âmbito nacional.

O principal temor dos representantes regionais tem a ver com os preços das tarifas de pedágio, caso o governo estadual insista no modelo tradicional de cobrança. Além disso, a divisão causada pelas cancelas (vide Encantado e Cruzeiro do Sul) é outro argumento para implantar a cobrança automática. O encontro desta terça-feira inicia às 11h. Mas a mobilização já iniciou.


E a (super) parada de ônibus?

Será que agora vai? Segundo informações de agentes do governo municipal, a instalação da estrutura da “superparada” de ônibus da Av. Benjamin Constant inicia neste sábado. A construção da base do equipamento, localizada na quadra entre as ruas Saldanha Marinho e Pinheiro Machado, iniciou há mais de um mês.

E os passageiros aguardam pelo espaço há mais de um ano. O ponto deve contar com ar condicionado e outros confortos “extras” aos usuários do transporte coletivo. Aliás, o Executivo pretende instalar um ar condicionado na superparada” (já em funcionamento) em frente à Padaria Suíça.


História e turismo

Crédito: Divulgação

A Casa Marteli, em Anta Gorda, é uma construção de 1910, de estilo italiano, que sempre foi residência familiar. Quando os novos proprietários compraram a propriedade (casa e terras próximas), perceberam a importância histórica e cultural e foram em busca de iniciativas para restaurar o espaço. Hoje, após um ano de obras, a maior parte do restauro já está concluído.

O objetivo é criar um local para abrigar turistas e viajantes (com pousada e restaurante), e também para ser a sede do Memorial do Leite. Quem administra o processo é a Associação dos Amigos dos Moinhos, que já participou de outros restauros e da construção do Museu do Pão, junto ao roteiro Caminho dos Moinhos. E por detrás do projeto está o renomado arquiteto Marcelo Ferraz (foto), que visitou o local nesta semana. A reforma conta com auxílio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).


Banheiros pagos e/ou banheiros gratuitos

O Parque Ney Arruda já recebeu brinquedos para crianças, jatos d’água coloridos no “círculo das águas”, além de investimentos em infraestrutura. Mas ainda faltam banheiros e bebedouros. Sobre os banheiros, que para muitos pode parecer um investimento simples, o governo municipal têm enfrentado muitas dificuldades para oferecer espaços decentes à comunidade em outras áreas de lazer.

Como exemplo, o Parque dos Dick. Ocorre que os espaços públicos gratuitos são alvos frequentes dos vândalos e usuários de drogas. E talvez a solução passe pela instalação de banheiros públicos pagos, com valores irrisórios, claro, por meio de uma parceria público-privada.

A ideia não é instalar apenas banheiros pagos, mas, sim, seguir o exemplo de bons modelos de concessão de parques, onde o concessionário cobra por um banheiro para, justamente, manter o outro em condições à população em geral de forma gratuita. É simples. Quem tiver recursos e quiser ir num banheiro com maior estrutura, poderá fazê-lo.

Quem não tiver condições, poderá usar o banheiro gratuito, que será conservado com recursos dos demais. Não se trata de inventar a roda, reforço. Equipamentos semelhantes existem em diversas partes do estado e do país, e costumam funcionar de forma satisfatória, garantindo dignidade para os visitantes.


Novo padre em Lajeado

A missa de posse do novo pároco da Igreja Matriz Santo Inácio de Loyola ocorre neste domingo, a partir das 19h. O padre Roni Osvaldo Fengler assume no lugar de Valdir José Biasibetti. Após a missa haverá recepção de forma partilhada. Para isso, a direção da paróquia solicita que os presentes tragam um prato de doces ou salgados.


TIRO CURTO

• O governo de Estrela homologou a licitação e vai contratar a empresa Conpasul para a pavimentação asfáltica na Estrada da Cascata Santa Rita, localizada em Linha Santa Rita, conforme contrato de repasse firmado entre a Caixa Econômica Federal.

• Ainda em Estrela, o Executivo recebeu aval do estado para criar o Parque Ecológico das Figueiras, um espaço de 7,8 hectares que será transformado em parque ecológico voltado à educação ambiental. A área fica na Linha Santa Rita.

• Em Teutônia, o governo municipal anuncia processo licitatório para “adequações do PPCI da capatazaria de Canabarro e do Parque de Máquinas.

• Também em Teutônia, o Executivo anuncia uma audiência pública para tratar sobre pavimentações das ruas Dário Huve e Frederico Leopoldo Gerhardt. O encontro ocorre no dia 18 de março.

• Em Encantado, o vereador Cris Costa (PSDB) declinou do convite de assumir um Cargo de Confiança no governo estadual.

• Ainda sobre a câmara de Encantado, o vereador Roberto Salton (PDT) solicitou licença para se dedicar ao tratamento de um câncer.

• Vereador e engenheiro concursado na prefeitura de Lajeado, Isidoro Fornari (PP) vai sugerir o fim de um estranho e pequeno trecho da Av. Benjamin Constant, que interliga a Rua Tiradentes com a Av. Alberto Pasqualini, nas proximidades do Posto Faleiro. A via é pouco utilizada pelos motoristas. Com a mudança, explica ele, será possível alargar as avenidas.

Acompanhe
nossas
redes sociais