Cristo Protetor é destino de peregrinos neste sábado

CAMINHADA AO MONUMENTO

Cristo Protetor é destino de peregrinos neste sábado

Ação batizada de “Caminho de Santo Antônio das Ribanceiras” teve percursos de 19 e 31 quilômetros

Por

Atualizado sábado,
28 de Janeiro de 2023 às 18:59

Cristo Protetor é destino de peregrinos neste sábado
Grupo caminhou 19 quilômetros (Foto: Divulgação)
Encantado

A ação batizada de “Caminho de Santo Antônio das Ribanceiras” levou peregrinos ao Cristo Protetor, em Encantado, neste sábado. Inspirada no “Caminho de Santiago de Compostella”, na Espanha, a caminhada existe desde 2013 e compreende um trajeto intermunicipal. Sem fins lucrativos, reúne jovens, idosos e até crianças.

Depois de ficar suspensa por dois anos devido à pandemia, a caminhada incorporou um novo trecho ao percurso: o caminho que leva monumento.

Seguindo a quilometragem tradicional, os peregrinos saíram do Capitel Sant’Ana, de Nossa Senhora do Carmo e Santiago Peregrino, no Bairro Jacarezinho, em Encantado, e seguiram por Linha Anita e Linha Argola até o Capitel de Santo Antônio das Ribanceiras, que dá nome à ação, localizado em Alto Palmas, Capitão. O capitel foi construído no início do século XX por um casal devoto.

Após uma breve celebração, o grupo seguiu o percurso por uma trilha em meio à natureza, até chegar à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, na Cascata da Linha Alegre, onde almoçaram e comemoraram a conclusão dos 19 quilômetros planejados.

A distância foi completada em cinco horas. Em seguida, uma parte dos peregrinos seguiu até o Cristo Protetor de ônibus, enquanto outra decidiu expandir a experiência indo a pé até o monumento. Com isso, fecharam 31 quilômetros de caminhada, em um total de oito horas, sendo gratificados com o “Selo Flecha de Ouro”.

A família Pretto, idealizadora do projeto, organiza e participa da caminhada todos os anos, desde a edição número um. O objetivo é seguir com a peregrinação que hoje reuniu um total de 40 participantes.

Grupo completou 31 quilômetros de caminhada, em um total de oito horas (Foto: Divulgação)

 

Acompanhe
nossas
redes sociais