Primeira mulher assume associação de vereadores

PROTAGONISMO FEMININO

Primeira mulher assume associação de vereadores

Parlamentar de Cruzeiro do Sul, Daiani Maria (MDB) comandará a entidade em 2023. Manter união regional, conquistar novos associados e buscar protagonismo em debates estão entre as metas

Por

Primeira mulher assume associação de vereadores
Daiani assume o comando da Avat. Mandato é de um ano. Crédito: Divulgação
Vale do Taquari

Pela primeira vez em 35 anos de história, a Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat) será comandada por uma mulher. A nova diretoria, escolhida ontem à noite em assembleia virtual, terá Daiani Maria, de Cruzeiro do Sul, como presidente. O mandato é de um ano.

Vereadora em primeiro mandato, Daiani – que também preside o Legislativo de Cruzeiro do Sul –, fez parte da última diretoria da Avat, onde ganhou experiência e protagonismo, ao ajudar a estruturar o movimento Avat Mulher. Agora, terá pela frente o desafio de representar mais de 20 câmaras da região e buscar novos associados.

“Eu não conhecia a Avat quando me elegi vereadora. A partir daí, tive contato próximo e comecei a me envolver. Neste ano, quando se discutia sobre a sucessão, alguns nomes foram ventilados. O Leandro Mariante (então presidente) me questionou se eu tinha interesse em ser presidente. Tive um pouco de receio, mas aceitei”, recorda.

Na última reunião de 2022 da Avat, Daiani colocou seu nome a disposição e teve aceitação dos colegas. A ideia é dar seguimento ao trabalho de Mariante. “Vou seguir nessa linha que considero importante. A Avat conseguiu trazer de volta a importância do papel do Legislativo nas mesas de debate e ser protagonista”.

Unir e somar

O nome da chapa, “Unidos somos um só Vale”, segundo Daiani, foi pensado justamente na necessidade de fortalecer a região. “Quanto maior o número de câmaras filiadas, maior será a nossa força perante as demandas que possam existir”, cita, ao lembrar da discussão a respeito das concessões das rodovias estaduais, onde houve atritos internos na região.

Daiani diz compreender a preocupação da região alta quanto às demandas locais, mas acredita que as câmaras não podem repetir o que ocorreu no âmbito das prefeituras, em criar uma nova entidade. “Não vejo isso com bons olhos. A Avat cresceu de forma considerável. Precisamos pensar em somar esforços. Não dá para construir um só Vale com instituições separadas”.

Comprometimento

Outra preocupação da nova presidente é com a visão da sociedade acerca do papel de um vereador. Para isso, entende que ser necessário um “trabalho formiguinha” de conscientização. Além disso, reforça que os vereadores precisam ter um comprometimento maior com seus mandatos.

“Não basta mais só aquela participação no torneio de bocha, no campeonato municipal ou em ajudar a trocar uma lâmpada. Tem que ir além. Eu acredito muito na capacitação, pois conhecimento ninguém nos tira. É preciso aprimorar, buscar casos de sucesso e se inspirar”.

NOVA DIRETORIA

Presidente: Daiani Maria (Cruzeiro do Sul)

Vice-presidente: Cris Costa (Encantado)

Secretário: Alvimar Tremea (Anta Gorda)

2º secretário: Márcio Dal Cin (Lajeado)

Tesoureiro: Diego Pretto (Encantado)

2º tesoureiro: Marcos Bastiani (Muçum)

Diretora social: Luciana Dachery (Vespasiano Corrêa)

CONSELHO FISCAL

Rodrigo Baldissera (Doutor Ricardo),  Paulo Ricardo Gonçalves (Roca Sales) e  Leandro Mariante (Taquari) – titulares;

Luciana Scheibler (Venâncio Aires),  Cristiano Laste (Nova Bréscia) e  Sérgio Cenci (Fazenda Vilanova) – suplentes.

Acompanhe
nossas
redes sociais