Limão e limonada

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Limão e limonada

Por

O governo de Arroio do Meio seguiu o exemplo de Lajeado e fez do limão uma limonada. Eu explico. Em 2020, em meio ao duro e moral período da pandemia, o Vale do Taquari também sofreu com uma das piores enchentes da história. Além das centenas de desabrigados e incalculáveis prejuízos financeiros, boa parte da orla do rio também restou destruída pela força da água.

Na margem lajeadense, o governo municipal aproveitou a necessidade de reformar o belvedere para criar um espaço ainda mais harmonioso e aproximar a comunidade do manancial. E o Executivo arroio-meense vai fazer o mesmo junto ao muro de gabião erguido no bairro Navegantes.

Crédito: Gabriel Santos


Rachadinha no Legislativo

O Ministério Público obteve condenação do ex-presidente da câmara municipal de Nova Hartz, na gestão 2018, por atos de improbidade administrativa. A sentença foi publicada no dia 20 de janeiro e reconheceu que o político, valendo do seu cargo, exigiu e recebeu durante o período de janeiro a agosto de 2018, o valor de R$ 1 mil mensais da então assessora, a fim de mantê-la no cargo em comissão de diretora do Legislativo, incorrendo em ato que importou enriquecimento ilícito. As penas aplicadas foram de ressarcimento ao erário, suspensão dos direitos políticos, além de multa civil. O caso ocorreu em outra região, eu sei. Mas é sempre bom ficar ligado.


Temer rebate Lula

Ex-presidente da República, Michel Temer (MDB) respondeu às falas públicas (e oficiais) do atual presidente Lula, que chamou de “golpe” a queda de Dilma Rousseff (PT). Lula, que pretende criar um “ministério da verdade” (ou Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia), foi criticado por Temer nas redes sociais. “Mesmo tendo vencido as eleições para cuidar do futuro do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parece insistir em manter os pés no palanque e os olhos no retrovisor, agora tentando reescrever a história por meio de narrativas ideológicas”.


Mareli segue na Casa Civil

Ex-vereadora em Teutônia, Mareli Vogel (PP) vai permanecer em um cargo estratégico dentro da Casa Civil do Estado. A confirmação por parte do governo estadual ocorreu nesta semana. Mesmo assim, a possibilidade dela assumir uma função dentro da Secretaria Estadual de Turismo permanece viva nos bastidores da política.

Ela quer integrar a pasta comandada por Vilson Covatti (PP) nos próximos meses, pois acredita se tratar de um segmento com muito potencial para o Vale do Taquari. Ah, Mareli também foi sondada para atuar na Secretaria Estadual de Meio Ambiente.


Abrindo caminhos

Prefeito de Estrela, Elmar Schneider realizou uma verdadeira peregrinação pelos ambientes do governo estadual nesta semana. Além de visitar os Secretários de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, de Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann, e da Saúde, Arita Bergmann, o gestor estrelense também se reuniu com o vice-governador Gabriel Souza. Com o emedebista, Schneider tratou sobre alguns assuntos estratégicos para a cidade. Com destaque para a municipalização “vitalícia” do Porto de Estrela.


TIRO CURTO

• Na terça-feira, o governo de Estrela confirmou a nomeação de Jônatas dos Santos como o novo Diretor de Comunicação. Ex-secretário municipal durante a gestão do ex-prefeito Carlos Rafael Mallmann, Santos assume o CC8 que antes pertencia ao jornalista Fabiano Diehl.

• Também em Estrela, a administração municipal confirmou para hoje o depósito dos salários dos servidores municipais. A data original era a próxima segunda-feira. Mas a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais solicitou a antecipação. Em dezembro, o pagamento ocorreu no dia 23. Ou seja, há mais de 30 dias.

• Ainda em Estrela, o Ministério Público (MP) abriu um Procedimento Administrativo para fiscalizar e acompanhar as eleições do Conselho Tutelar.

• Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite assumirá na quinta-feira a presidência nacional do PSDB. E ele deve ser a principal aposta da sigla para o pleito presidencial de 2026. Caso o PSDB sobreviva até lá, claro.

• O deputado estadual Sidnei Eckert (MDB) agendou reunião com o Secretário Estadual de Parcerias e Concessões (Separ), Pedro Capeluppi. O encontro ocorre no dia 31 de janeiro, às 11h, no CAFF, em Porto Alegre. Também participam do encontro o presidente da CIC-VT, Ivandro Rosa; presidente do Codevat, Luciano Moresco; Gilberto Picinini, da Cooperativa Cosuel; Adelar Steffler, da ValeLog; e Diego Tomasi, representante do Setcergs.


Acompanhe
nossas
redes sociais