Há 20 anos, artista de Teutônia recebia prêmio estadual

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, artista de Teutônia recebia prêmio estadual

Por

Há 20 anos, a artista plástica Lylian Brolese, de Teutônia, conquistava o primeiro lugar no concurso estadual “Descobrindo Talentos”, do Sesi. Lylian era natural de Caxias do Sul, mas morava em Teutônia há anos.

Intitulada “Mãos”, a obra de Lylian retratava o nascimento e a evolução do ser humano por meio das mãos. As fotos iniciavam com as mãos de um bebê recém-nascido e chegavam até uma pessoa de 97 anos de idade. As imagens mostravam o crescimento e as marcas singulares de cada uma.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

Região disputava fábrica da Schincariol

Duas décadas atrás, Teutônia “disputava” a fábrica da Cervejaria Schincariol para o município. Em 1998, o governo do RS havia oferecido incentivos para que a empresa instalasse uma unidade no estado.

Um estudo mostrava três cidades que favoreceriam os negócios da marca: Teutônia, Taquara e Igrejinha. No final de 2003, foi anunciado que o investimento seria feito em Igrejinha.

Em 2011, a Schincariol foi vendida para o grupo japonês Kirin Holdings Company, tornando-se a Brasil Kirin. A empresa administrava marcas como Schin, Eisenbahn e Devassa. Poucos anos depois, em 2017, a Heineken comprou a Brasil Kirin.


Enquanto isso…

Debate sobre a guerra no Iraque – Uma das principais conferências do Fórum Social Mundial de 2003, realizado em Porto Alegre, tratava sobre a possível guerra entre os Estados Unidos e o Iraque. O evento debatia ações para evitar o conflito. Um dos palestrantes defendeu duas estratégias. Uma delas seria um grande levante popular nos países árabes contra os Estados Unidos. A outra seria um isolamento de Washington, por parte da Europa.


HÁ 50 ANOS

O primeiro prédio da Univates

A Universidade do Vale do Taquari inaugurava o seu primeiro prédio, cuja construção havia iniciado em 1972. Naquele ano, a antiga Apeuat (Associação Pró-Ensino Universitário no Alto Taquari) já tinha dado lugar à Fates (Fundação Alto Taquari de Ensino Superior). A partir de 1973, as aulas passaram a ser nesse primeiro prédio. Antes disso, os alunos da Fates estudavam nas salas do Colégio São José, Alberto Torres e Madre Bárbara.

O único prédio da Univates, em 1973. Crédito: Acervo Univates

Estacionamento em frente ao prédio 1, na década de 1970. Ao fundo, está o antigo aviário que ficava nas proximidades da Univates

Acompanhe
nossas
redes sociais