Atração consolida orla do Taquari como nova área de lazer

CÍRCULO DAS ÁGUAS

Atração consolida orla do Taquari como nova área de lazer

Círculo das Águas foi inaugurado ontem, em evento que celebrou os 132 anos de emancipação de Lajeado. Parque Ney Arruda será conectado ao complexo esportivo projetado na Décio Martins Costa

Por

Atração consolida orla do Taquari como nova área de lazer
Programação ontem, no Parque Ney Santos Arruda, marcou aniversário de 132 anos de Lajeado. Crédito: Marcel Lovato
Lajeado

A inauguração do Círculo das Águas, novo atrativo do Parque Ney Santos Arruda, consolida a orla do Rio Taquari como uma das principais áreas de lazer da cidade. O equipamento foi projetado pela administração justamente para oferecer uma nova opção de diversão à comunidade. Agora, o desafio é estender a outros bairros.

Todo o complexo às margens do Taquari começou a ser pensado ainda no primeiro mandato da atual gestão. E um desastre natural impulsionou a construção do espaço que hoje é bastante frequentado por moradores. A enchente histórica de 2020 fez não só o poder público, mas a comunidade olhar para o rio.

“Desde então, se criou uma nova concepção da barranca. Diversos pontos precisaram de reconstrução, pois o estrago foi grande. Então, possibilitou a criação de novos espaços para nos aproximarmos ainda mais do rio”, comenta o prefeito Marcelo Caumo.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: Executivo de Lajeado inaugura o Círculo das Águas

Já a vice-prefeita Gláucia Schumacher lembra que a pandemia impulsionou, nas pessoas, a necessidade de frequentar espaços de lazer. “Nós tínhamos a ideia de criar o parque. Quando passamos na área atual, só tinha mato. Não dava para imaginar tudo o que era possível fazer. E, então, foi se criando em módulos”, recorda.

Primeiro, o município fez a extensão da rua Capitão Leopoldo Heineck. Depois, começou a preparar a área do futuro parque e também a recuperação e reformulação da orla. “O complexo foi sendo moldado na medida em que adquirimos as áreas”, pontua Caumo.

Próximas etapas

Com o espaço às margens do Taquari praticamente pronto, o governo também prepara a concessão de uma área à iniciativa privada, com o objetivo de exploração gastronômica do local. São 12 mil metros quadrados em uma área onde antes havia algumas casas, próximo à rampa do Porto dos Bruder.

Já na avenida Décio Martins Costa, avança a construção da pista de skate e deve iniciar, nos próximos meses, as obras das quadras de areia. “Vamos tornar o tamponamento do Valão como algo atrativo para a prática de caminhadas e corridas. A ideia é conectar esses equipamentos também com o Parque do Engenho, fazendo um grande parque linear na cidade”, frisa o prefeito.

Quanto a criação de espaços de lazer em bairros, Gláucia citou que há planos, mas que, em algumas localidades, foi necessário priorizar outros investimentos. “No bairro Santo Antônio, por exemplo, fizemos a creche, que é modelo, e também o Posto de Saúde. Agora, temos o projeto do novo Cras”.

Programação

A quinta-feira, 26, foi marcada pelo evento de comemoração dos 132 anos de emancipação de Lajeado. A programação ocorreu no Parque Ney Santos Arruda e teve como destaque a inauguração do Círculo das Águas. A fonte interativa sustentável é considerada uma das maiores do Estado.

Milhares de pessoas prestigiaram o evento, que teve na parte cultural as apresentações musicais de Renato Borghetti Quarteto e da banda Destaque Nacional. Além disso, a festa de aniversário teve foodtrucks, passeios de Cedelinho e feira do artesanato.

Rádio itinerante

Ontem, o programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102,9, encerrou a sequência de programações itinerantes desta semana. O Parque Ney Santos Arruda foi o local escolhido para a atração. Além de Caumo e Gláucia, participaram o ex-prefeito Cláudio Schumacher, a diretora do Colégio Madre Bárbara, Maria Elena Jacques, a vice-diretora do Ceat, Rosângela Von Muhlen Maciel, e o presidente do Comitê Gestor do Centro Histórico de Lajeado, André Jäeger.

Frente e Verso de ontem foi apresentado junto à orla do Rio Taquari. Crédito: Mateus Rois

Acompanhe
nossas
redes sociais