Primeira impressão

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Primeira impressão

Por

Cheguei em Lajeado em novembro de 2007. Na mala, a vontade de ter mais qualidade de vida e segurança. A primeira impressão não poderia ser melhor. Casas sem muros altos, ruas limpas, comércio próspero e pessoas simpáticas e acolhedoras me deram as boas-vindas.


Primeiro lugar

Antes de chegar a mudança, precisei vir meia dúzia de vezes por conta dos trâmites burocráticos. O primeiro lugar que entrei foi a padaria Schuh, que me conquistou pelo ambiente e variedade de delícias. Mal sabia eu que havia tantos outros locais aprazíveis.

Primeiro parque

Uma volta para conhecer a área central e descobrimos o Parque Professor Theobaldo Dick. Meu filho, então com 6 aninhos, adorou!

Preferência

Durante a ‘exploração’ da cidade, descobri o Jardim Botânico. O ambiente é singular. A admiração aumentou ao passo que soube dos projetos lá desenvolvidos. A preservação e cultivo de espécies e a educação ambiental são alguns exemplos.
Lajeado, 132 anos

A cidade está muito diferente de quando cheguei. A urbanização se expandiu, assim como a população. O município evoluiu, mas não perdeu a essência. Lajeado me conquistou.

Críticas

Obras como esta geralmente são alvos de críticas, por conta dos impactos ambientais. Retirar árvores, abrir acessos e pavimentá-los nem sempre são bem vistos por parte da comunidade.

Inauguração

Hoje, a administração municipal vai celebrar o aniversário com a inauguração do Círculo das Águas, no jovem Parque Ney Santos Arruda.

Conceito
Impactos ambientais são alterações no ambiente causadas pelo desenvolvimento das atividades humanas. Podem ser positivos, quando resultam em melhorias para o ambiente, ou negativos, quando essas alterações causam algum risco para o ser humano ou para os recursos naturais encontrados do local e entorno.

Motivo maior

Na minha opinião, o parque e a pista de caminhada na orla vão colaborar para que a comunidade se aproxime do rio. Hoje, com alto índice de poluição por esgoto doméstico, precisa ser visto como um manancial a ser cuidado, afinal, a água que bebemos é captada no Taquari. O rio é parte importantíssima do ecossistema.

Impacto

Neste caso, a meu ver, o impacto ambiental é positivo, porque ali será um espaço de lazer e convivência com a natureza. Até então, a área coberta por vegetação era praticamente sem serventia e ficava inundada nos períodos de cheia. O interessante é que os equipamentos instalados no local resistem à enchente. Assim como no Parque dos Dick, é só esperar a água baixar e fazer a limpeza para voltar a ser utilizado.

Acompanhe
nossas
redes sociais