Coleta de armadilhas revela aumento de mosquitos em Lajeado

Dengue

Coleta de armadilhas revela aumento de mosquitos em Lajeado

Conforme a coordenadora da Vigilância Ambiental, Catiana Lanius, ovitrampa com o maior número de ovos estava instalada no Bairro Florestal, com 332. No total, foram recolhidos mais de 2 mil ovos em cinco dias, com 49 armadilhas

Por

Coleta de armadilhas revela aumento de mosquitos em Lajeado
Catiana Lanius, bióloga e coordenadora da Vigilância Ambiental de Lajeado (Foto: Rodrigo Gallas)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Prefeitura de Lajeado coletou nos dias 16 e 17 de janeiro os ovos das 49 ovitrampas instaladas pelo município na semana anterior, entre 12 e 13. A ação faz parte da segunda etapa da estratégia de monitoramento da presença do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras doenças.  Conforme a bióloga e coordenadora da Vigilância Ambiental de Lajeado, Catiana Lanius, em entrevista ao programa Redação nas Ruas, da Rádio A Hora 102.9, foram 2.016 ovos capturados. A ovitrampa com o maior número de ovos estava instalada no Bairro Florestal, com 332.

Na primeira ação, em dezembro, foram recolhidos 309 ovos, em 19 armadilhas. A ovitrampa com maior número de ovos foi a instalada no Bairro São Cristóvão, com 55. “Isso significa que temos mais quantidade de mosquitos circulando pelo município. A partir destes resultados serão direcionados esforços nos locais com mais ovos. No momento não há surto. São apenas seis casos suspeitos de dengue no município”,  informa Catiana.

As ovitrampas são armadilhas para ovos de Aedes aegypti e são instaladas em pontos estratégicos do município. As armadilhas consistem em vasos de planta sem furo e palhetas de madeira (eucatex), nas quais é colocada água com levedo de cerveja para atrair a fêmea do mosquito a depositar os ovos no local (ovoposição).

Lanius explica que esta é uma forma de direcionar corretamente as medidas de controle do inseto, onde realmente há circulação, e agir diretamente nos locais mais sensíveis para a proliferação do mosquito. O município foi selecionado pela Secretaria Estadual de Saúde, por meio de critérios epidemiológicos e operacionais, para a implementação desta estratégia.

Ouça a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais