Câmara e Certel vão reunir moradores e detalhar projeto de hidrelétrica

CRUZEIRO DO SUL

Câmara e Certel vão reunir moradores e detalhar projeto de hidrelétrica

Objetivo é de sanar as dúvidas e prestar esclarecimentos aos líderes e ribeirinhos que temem impacto ambiental com a obra da usina que deve gerar energia para 100 mil pessoas

Por

Câmara e Certel vão reunir moradores e detalhar projeto de hidrelétrica
Objetivo é de sanar as dúvidas e prestar esclarecimentos aos líderes e ribeirinhos que temem impacto ambiental com a obra da usina que deve gerar energia para 100 mil pessoas. Crédito: Gabriel Santos
Cruzeiro do Sul

O anúncio da construção da hidrelétrica na estrutura da barragem eclusa que fica nas divisas com Bom Retiro do Sul deixou dúvidas aos moradores ribeirinhos do Rio Taquari. Um encontro com líderes comunitários, vereadores e representantes da Certel ocorre na próxima semana na Casa do Morro.

O encontro é promovido pela câmara de vereadores. Conforme a presidente Daiani Maria (MDB), o objetivo é buscar mais informações sobre a obra e saber os reais impactos que isso vai causar ao município.

A estimativa é que as obras iniciem nos próximos quatro meses e tenham três anos de duração. Toda a casa de força e linha de transmissão serão construídas às margens do Taquari, no território de Cruzeiro do Sul. Cerca de 500 trabalhadores diretos e indiretos irão auxiliar na construção.

Conforme Daiani, é necessário o município se organizar pois uma obra dessa envergadura pode demandar também dos serviços públicos como na área da saúde e educação. “Se tivermos um volume de trabalhadores, precisamos garantir condições a todos eles, com boa infraestrutura, alojamento e serviços básicos com alimentação e abastecimento de água”, afirma.

Já outros moradores ribeirinhos têm dúvidas quanto ao impacto ambiental da obra, e temem perdas ou alagamento em áreas de terras que hoje são utilizadas para o plantio de culturas como o milho, soja e arroz. As comunidades mais afetadas seriam Santarém, São Miguel, Bom Fim, Lotes e Maravalha. Nestes locais também há reivindicação junto a Corsan para renovação da rede de água.

Outra demanda das comunidades é a necessidade de asfaltamento da ERS-130, Hoje toda extensão até a futura hidrelétrica é de estrada chão e de responsabilidade do Daer. “A nossa projeção é que essa obra seja um ponto turístico, então precisamos buscar recursos Junto ao Estado e viabilizar este asfalto”, destaca Daiani

Sobre a obra

A hidrelétrica projetada na divisa com Bom Retiro será a maior já construída pela cooperativa, que já possui quatro usinas hidrelétricas e três usinas fotovoltaicas em operação no Estado. Com capacidade de vazão de 440 metros cúbicos por segundo e potência de até 35 megawatts, atenderá 100 mil pessoas, em 40 municípios localizados na região dos Vales do Taquari e Rio Pardo.

A Certel afirma que a implantação da usina não deve causar qualquer alagamento, visto que o reservatório da barragem já está consolidado. Agora, haverá o aproveitamento da sua queda d’água de 10 metros de altura para a produção de energia elétrica. O projeto recebeu a licença da Fepam em outubro passado e permitiu o início das obras.

A casa de força da UHE Bom Retiro será localizada na margem do Rio Taquari que pertence ao município de Cruzeiro do Sul, de onde partirá uma linha de transmissão de 69 KV, que irá se conectar a outra já existente, entre as subestações Venâncio Aires 1 e Estrela 2. O investimento estimado é de R$ 250 milhões, cerca de 500 postos de trabalho devem ser gerados.

Acompanhe
nossas
redes sociais