Prefeito de Estrela reivindica referência em traumato-ortopedia ao Estado

SAÚDE

Prefeito de Estrela reivindica referência em traumato-ortopedia ao Estado

Em encontro com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, na capital, foram solicitados dois novos postos de saúde

Por

Atualizado quarta-feira,
25 de Janeiro de 2023 às 16:30

Prefeito de Estrela reivindica referência em traumato-ortopedia ao Estado
Secretária da Saúde recebe prefeito de Estrela e discute referência na área de traumato-ortopedia (Foto: Marcelo Bernardes - SES/RS)
Estrela

A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, recebeu na quarta-feira (25/01) o prefeito de Estrela, Elmar Schneider, e o secretário municipal de Saúde, Celso Kaplan. Na reunião, foi discutida a viabilidade de que Estrela seja referência regional na área de traumato-ortopedia. Os representantes do município também apresentaram a demanda pela construção de mais duas Unidades Básicas de Saúde, que será analisada pela Secretaria Estadual da Saúde.

A secretária Arita Bergmann recebeu os pedidos dos gestores municipais e solicitou que seja enviado um plano operativo para avaliar técnica e financeiramente a possibilidade do Hospital Estrela se tornar referência regional em traumato-ortopedia para média e alta complexidade. Arita destacou que é necessário descentralizar serviços para atender a demanda reprimida na área.

“Esse é um dos principais gargalos da saúde na região”, comenta o prefeito Elmar Schneider. Atualmente, a referência para Estrela e outros municípios do Vale do Taquari é o município de Canoas. “A região clama pela referência em média e alta complexidade em traumatologia e com isso teremos mais segurança para prestar um serviço de qualidade a população”, explica o secretário de Saúde de Estrela, Celso Kaplan.

Também participaram da reunião, a diretora do Fundo Estadual de Saúde, Meriana Farid El Kek, a coordenadora da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, Rafaela Fagundes, e a chefe de gabinete da Prefeitura de Estrela, Andressa Traesel.

Acompanhe
nossas
redes sociais