Escola da Vale Log projeta mais de dez turmas em 2023

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Escola da Vale Log projeta mais de dez turmas em 2023

Por

Atualizado quarta-feira,
25 de Janeiro de 2023 às 08:20

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Depois de formar 110 alunos em 2022, a Escola de Qualificação de Motoristas Profissionais da Vale Log promove nesta semana o primeiro curso do ano. Entre segunda-feira, 23 e sexta-feira, 27, motoristas de todo o RS terão 40 horas de aulas práticas e teóricas com o instrutor Ricardo Fleck (foto).

Para 2023, a cooperativa projeta mais de dez turmas, com realização de cursos mensais na sede da Vale Log, em Arroio do Meio. As inscrições para a segunda turma de 2023 estão abertas no site coopervalelog.com.br.

s aulas ocorrem entre os dias 13 e 17 de fevereiro, com conteúdos que vão do relacionamento interpessoal à educação financeira, passando por mecânica básica e direção defensiva. Podem participar motoristas com Carteira Nacional de Habilitação – Categorias C, D e E.

Maica Gebing/Divulgação


Nova sede da Cacis chega a 60% da conclusão

Considerada um marco na história da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela, a nova sede está com 60% das obras concluídas e mantém forte ritmo de trabalho. Com 443 metros quadrados divididos em três pavimentos, a estrutura abrigará setor administrativo, salão de festas e auditório – o projeto arrojado representa a grandeza da entidade. Na segunda-feira, 23, representantes da comissão de obras da Cacis visitaram o local.

Édson Luís Schaeffer/divulgação


Falsa polêmica da moeda única

Mais uma na lista das falsas polêmicas deste início de ano, a discussão de uma moeda comum para o comércio entre Brasil e Argentina merece esclarecimentos. Diante da histeria incentivada em torno do tema, lembrei de conversa com um grande empresário do transporte que relatava dificuldades para receber pagamentos relativos aos fretes para o país vizinho. A (eterna) crise argentina acabou com as reservas cambiais dos hermanos, ou seja, não há dólares suficientes para pagar por transações internacionais.

Diante desse cenário, a proposta de criar uma moeda a ser utilizada somente nas transações comerciais entre os dois países representa uma solução para esse problema. Mais uma vez, as chamadas nos portais de notícias – e até em alguns veículos de comunicação sérios – levam ao engano.

Não há proposta para eliminar o Real ou o Peso, nem para oferecer socorro ao “presidente esquerdista” do falido país vizinho. As intenções de quem polemiza o assunto são claras e não estão ligados às disputas ideológicas. Se explicam pela lógica dos caça-cliques da internet, onde tudo precisa ser espetacularizado a ponto de gerar audiência suficiente para a monetização – às favas com os escrúpulos.


RÁPIDAS

• Acil recebe vice-governador – A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) definiu as três primeiras reuniões-almoço de 2023. No dia 8 de março a entidade promove encontro em homenagem ao Dia da Mulher, com palestra das secretárias do Estado Marjorie Kauffmann, de Meio Ambiente, e Simone Stülp, de Inovação, Ciência e Tecnologia. No dia 28 de março, a Acil recebe o vice-governador Gabriel Souza. A aproximação do governo gaúcho com o Vale do Taquari passa também pela disponibilidade junto à força do empresariado local – representada pelas entidades. A terceira será no dia 11 de abril, com palestra do prefeito Marcelo Caumo.

• Programa Fazer Juntos – a Sicredi Integração RS/MG iniciou no dia 16 de janeiro o segundo ano do programa Fazer Juntos, que destina à instituições um percentual sobre as novas aplicações, sem ônus aos investidores. São beneficiadas entidades associadas que visem o empreendedorismo social, educação, cultura, saúde, segurança, esporte e projetos sociais, que contribuam com a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade. No ano passado, foram R$ 149 mil destinados à 132 entidades das áreas de atuação da cooperativa.

• Multiplicação das contas – Dados do Banco Central mostram que o número de contas bancárias chegou a 5,2 por brasileiro. É mais que o dobro do das 2,4 contas por pessoa registrado em 2018. A quantidade reflete maior concorrência no sistema financeiro, a partir da atuação crescente de bancos digitais e fintechs. A maior quantidade de contas por brasileiro ajuda a baratear o custo dos produtos e serviços oferecidos pelos bancos, mas também podem ampliar o descontrole financeiro por parte dos clientes. Ou seja, ajuda a explicar o recorde no índice de inadimplência no país.

Acompanhe
nossas
redes sociais