Biblioteca Pública de Lajeado comemora 82 anos nesta quarta-feira

CULTURA

Biblioteca Pública de Lajeado comemora 82 anos nesta quarta-feira

A primeira instalação foi  junto ao prédio da Acvat, na Avenida Benjamin Constant

Por

Atualizado terça-feira,
24 de Janeiro de 2023 às 20:05

Biblioteca Pública de Lajeado comemora 82 anos nesta quarta-feira
Crédito: Laura Mallmann/Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Lajeado
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Biblioteca Pública Municipal João Frederico Schaan celebra seus 82 anos nesta quarta-feira, 25.  O espaço literário foi inaugurado em 1941, um dia antes de Lajeado comemorar 50 anos de emancipação político-administrativa, durante a gestão do prefeito que nomeia a estrutura. No decreto original, ela se chamava “Euclides da Cunha”.

A primeira instalação foi  junto ao prédio da Acvat, na Avenida Benjamin Constant. Depois, ela foi transferida para o casarão na rua Borges de Medeiros, onde atualmente funciona a Secretaria de Educação, e posteriormente para Casa de Cultura no final de 1991. A biblioteca mudou-se para o prédio atual em outubro de 1996, que fica hoje na rua Júlio de Castilhos, 411.

– É uma trajetória de mais de oito décadas que deve ser comemorada. É um espaço público que oferece acesso à literatura facilitado por meio de um acervo variado e completo. Além dos livros, durante o ano oferecemos diversas atividades para atrair ainda mais leitores – afirma Carlos Reckziegel, secretário da Cultura, Esporte e Lazer.

Acervo

O acervo da Biblioteca Pública Municipal João Frederico Schaan abrange livros impressos de literatura e áreas do conhecimento como filosofia, psicologia, religião, arte, linguagem, geografia e história, além de ciências sociais, puras e aplicadas. Também fazem parte do acervo obras em letra aumentada, em braile e audiolivros.

A instituição conta com periódicos como jornais e revistas, publicações seriadas como mangás e histórias em quadrinhos. O local conta com espaço para literatura infantil.

Sobre a biblioteca:

– Para retirar obras da Biblioteca Pública João Frederico Schaan é necessário se associar, por meio de preenchimento de cadastro.

– Os documentos necessários são comprovante de residência ou vínculo com Lajeado e documento pessoal.

– A taxa anual é de R$ 7.

– O acervo pode ser consultado e renovado via internet por meio deste link.

– O prazo de devolução também pode ser estendido via contato telefônico pelo (51) 3982-1087.

Acompanhe
nossas
redes sociais