A chuva e a seca

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

A chuva e a seca

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A seca, com menor ou maior intensidade, atinge a agricultura ano a ano. Verão a verão fala-se em reservação de água, sistemas de irrigação e perdas na produção de alimentos. Os reflexos econômicos que começam do lado de dentro da porteira e chegam ao consumidor final, nas prateleiras do supermercado.

Discussão

O tema ‘escassez de chuva e seus reflexos’ ganha força no verão. Governo, entidades, produtores protagonizam as discussões em busca de solução. Municípios decretam situação de emergência como um pedido de socorro.

Caminho

Nos debates, estudos e pesquisas surgem caminhos e alternativas. Mas me parece que basta uma nuvem escura no céu, uma chuvinha aqui outra ali e a aproximação do inverno para que o tema entre em dormência, assim como as plantas na estação mais fria do ano. E o problema da seca persiste, e vai piorar. Não é pessimismo, é o aquecimento global nos atropelando.

Crédito: Gabriel Santos


Consciência ecológica

A galerinha entre 10 e 12 anos é convidada a ficar fera em preservação ambiental. O projeto Guardiões Ambientais Mirins está com inscrições abertas para duas turmas em 2023. As atividades ocorrem no contraturno escolar, em um lugar muito especial, no Centro de Educação Ambiental, no Jardim Botânico, em Lajeado.

Pluralidade

Embora a iniciativa seja da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema) de Lajeado, estudantes das redes pública municipal e estadual e privada podem participar.

Gente grande

Os temas escolhidos estão dentro dos 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), assunto de gente grande. Mudanças climáticas, biodiversidade, compostagem, energias renováveis, fauna, preservação de florestas e agroecologia fazem parte dos assunto propostos.

O futuro

A iniciativa é de grande importância para que as futuras gerações sejam poupadas das consequências das ações dos adultos de ontem e hoje.

Informação é tudo

Conforme a coordenadora Edith Ester Zago de Mello, o objetivo do projeto é formar cidadãos conscientes e cientificamente informados sobre as questões ambientais. Informações sobre as inscrições pelo 3982-1099 (whats).

Administração de Lajeado/arquivo


Menos resíduos no Rio Taquari

As barreiras ecológicas instaladas no Arroio do Engenho, em março de 2022, interceptaram mais de 57 quilos de resíduos flutuantes que teriam como destino o Rio Taquari. A iniciava é da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema) de Lajeado, e a ação integra o projeto Nosso Engenho, desenvolvido para revitalizar o arroio.

Crédito: Luciane Ferreira


Por falar em arroio…

Nesta quarta-feira, o projeto Viver Cidades, do Grupo A Hora, recebe convidados de Lajeado e de Venâncio Aires para o primeiro painel sobre meio ambiente. O programa, na Rádio A Hora 102.9, começa às 15h e terá transmissão pelas redes sociais. Arroios Saraquá, Engenho e Castelhano estarão em pauta.

Acompanhe
nossas
redes sociais