Paverama intensifica ações de combate ao Aedes

Prevenção à dengue

Paverama intensifica ações de combate ao Aedes

Primeiro Lira de 2023 ocorreu na última semana. Foram coletadas amostras de larvas em cinco bairros

Por

Paverama intensifica ações de combate ao Aedes
Crédito: Divulgação
Paverama

A Secretaria de Saúde de Paverama promoveu o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegyptio em 2023.

A atividade foi executada pelas agentes de endemias, Neusa Bourscheidt e Camila Quadros, acompanhadas das agentes de saúde, Maria Isabel Pacheco Koppe e Simone Cunha da Rosa,

Elas percorreram a área urbana do município e visitaram moradias buscando identificar as áreas com maior proporção de ocorrência de focos do mosquito ou criadouros predominantes.

Na ocasião, foram coletadas amostras de larvas em cinco bairros: Centro, Morro Bonito, Cidade Baixa, Posses e Fazenda São José. As mesmas serão encaminhadas para a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde e, posteriormente, ao Laboratório Central (Lacen) para identificação do tipo de larva de mosquito que foi encontrado.

Além de vistoriarem as residências, as profissionais também orientaram as famílias. Elas comentam que foram poucos os locais onde foi encontrada água parada, em função da pouca chuva das últimas semanas. Mesmo assim, a situação requer atenção.

A recomendação é de que os moradores que limpem suas piscinas periodicamente, evitando assim o surgimento de larvas e, consequentemente, mosquitos, podendo ou não ser o Aedes Aegypti.

Denúncias de locais com água parada ou lixo acumulado que pode ocasionar a proliferação de mosquitos podem ser feitas diretamente na Prefeitura de Paverama, com a abertura de um protocolo, em que a Vigilância Sanitária e as agentes de endemias estarão aptas a vistoriar os locais.

Crédito: Divulgação

Acompanhe
nossas
redes sociais