Escola do Leite ganha plataforma digital

Produzido por AI Dália

Escola do Leite ganha plataforma digital

Nova ferramenta permite levar conhecimentos sobre o setor para um número maior de associados da Dália Alimentos

Apresentado por

O projeto itinerante da Escola do Leite, que antes visitava as propriedades rurais para levar conhecimentos e trocar experiências, desde o fim do ano passado está disponível na versão on-line. Em 2022, a Dália Alimentos e o Colégio Teutônia produziram 15 módulos na plataforma Escola do Conhecimento e todas as aulas teóricas, práticas, exercícios e material para download estão disponíveis para os associados.

Conforme o gerente da Divisão Produção Agropecuária, Fernando Oliveira de Araújo, transferir conhecimento e tecnologia para os associados é a missão do projeto que, agora, na versão remota, consegue ter mais alcance no quadro social. “O produtor pode escolher os horários que se encaixam em sua rotina, assistir quantas vezes for necessário cada videoaula e tirar dúvidas com os instrutores através da plataforma”, explica.

 

Rentabilidade e qualidade

Ele reforça que a atividade leiteira é muito dinâmica e exige conhecimentos específicos em agricultura, pecuária e gestão. “Os sistemas de produção também variam, fazendo com que a necessidade de cada produtor seja bastante específica. Por isso, a Escola do Leite aborda diferentes temas para serem aplicados no dia a dia das propriedades, melhorando a rentabilidade e a qualidade do leite fornecido para as indústrias da cooperativa.

 

Acesso ao curso 

Todos os produtores de leite terão acesso ao curso, de forma escalonada, com turmas de 300 produtores, sendo que cada grupo tem duração de 60 dias para concluir as aulas. Para o supervisor do Setor Gado Leiteiro, Yago Machado da Rosa, esse formato permite que todos os produtores tenham acesso em um espaço reduzido de tempo, mas suficiente para realizar os módulos. A segunda turma iniciou no dia 1ª janeiro e tem até março para concluir as aulas.

 

Como funciona: 

– Todos os produtores recebem um link para acessar a plataforma e efetuar seu login. “Via aplicativo, o produtor tem diversas informações referentes ao acesso à escola, mas em caso de dúvidas o associado pode contatar o técnico de sua região”, avisa Rosa. 

– Ao todo, são 14 horas de curso, divididos em 15 módulos de 15 a 45 minutos cada. “Caso o produtor não consiga completar todos os módulos dentro do prazo de sua turma, ele deverá aguardar a próxima vez para continuar as aulas.” 

 

Como era antes?

O projeto da Escola do Leite surgiu em 2014 com uma unidade de treinamento móvel, que frequentava as propriedades rurais dos associados da Dália, reunindo-os em grupos de até 50 pessoas. Na época, a equipe técnica ministrava 10 módulos em cada edição.

 

LEGENDA:

Produtores recebem link para acessar aulas teóricas, práticas, exercícios e material para download 

 

crédito: Kástenes R. Casali/divulgação