Arroio do Meio anuncia a construção de belvedere na encosta do Taquari

NOVA ATRAÇÃO

Arroio do Meio anuncia a construção de belvedere na encosta do Taquari

Intenção do projeto desenvolvido pela Secretaria de Planejamento é aproveitar a estrutura do muro de gabião no bairro Navegantes

Por

Arroio do Meio anuncia a construção de belvedere na encosta do Taquari
Encosta e contenção construída até a rua Campos Sales darão sustentação ao belvedere no bairro Navegantes. Crédito: Gabriel Santos
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 2 - Lateral vertical - Final vertical

O muro de gabião construído na encosta da rua Campos Sales, no bairro Navegantes, foi o local escolhido pela Secretaria de Planejamento para a construção de um belvedere. A intenção é tornar o espaço, danificado pela enchente em 2020, um atrativo para turistas e visitantes onde é possível acompanhar o curso e paisagens do rio Taquari.

As obras iniciam na próxima semana, conforme o secretário Carlos Rafael Black. O muro concluído nesta semana pela empresa Coesul possui 100 metros de extensão. A estrutura é composta por caixas metálicas preenchidas com pedras de basalto que reforçam a encosta e a rua Campos Sales. “Enxergamos o potencial turístico daquela área e resolvemos apostar em mais essa obra”, destaca.

O investimento, com a conclusão do muro e do belvedere deve superar os R$ 6 milhões. A intenção do governo municipal, de imediato, é de liberar o trânsito no local e amenizar os impactos causados pelas cheias do rio. Do montante total, o governo municipal encaminhou na obra R$ 1,6 milhão, o restante foi pago pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

O muro, já construído, possui sete metros. Outra contenção foi montada com telas até o nível da rua. Essa estrutura dará sustentação ao belvedere e ao barranco. “A obra traz mais segurança aos moradores e motoristas, já que houve uma interdições constantes entre ponto de captação da Corsan e aos fundos da Brigada Militar. Com isso, turistas podem chegar e aproveitar a vista do local”.

Histórico da obra

A contenção com gabião no bairro Navegantes iniciou em fevereiro de 2021, após a enchente de julho de 2020 que elevou o nível do rio Taquari e provocou a queda da encosta. Em abril do mesmo ano houve a paralisação da obra devido aos atrasos nos repasses e revisões no projeto da Defesa Civil.

Acompanhe
nossas
redes sociais