Projeto Guardiões Ambientais Mirins recebe inscrições em Lajeado

educação ambiental

Projeto Guardiões Ambientais Mirins recebe inscrições em Lajeado

Iniciativa de educação ambiental organizada pela prefeitura é destinada a estudantes de 10 a 12 anos, matriculados nas escolas de Lajeado (redes municipal, estadual e particular)

Por

Projeto Guardiões Ambientais Mirins recebe inscrições em Lajeado
Foto: Prefeitura de Lajeado / Divulgação
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O projeto Guardiões Ambientais Mirins (GAM), da Prefeitura de Lajeado, recebe inscrições de estudantes até o dia 3 de março. O projeto de educação ambiental é destinado a estudantes de 10 a 12 anos matriculados nas escolas de Lajeado (redes municipal, estadual e particular). As inscrições devem ser feitas presencialmente no Centro de Educação Ambiental (veja as instruções abaixo).

O GAM é organizado pela Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA), em parceria com a Secretaria da Educação (Sed). É um programa de educação ambiental com atividades práticas e teóricas que envolve os alunos no contraturno escolar em atividades ambientais de diversas temáticas, como mudanças climáticas, biodiversidade, compostagem, energias renováveis, fauna, preservação de florestas e agroecologia, entre outras.

Os temas escolhidos estão dentro dos 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que a partir deste ano passam a nortear as atividades desenvolvidas. Durante os encontros, os guardiões mirins têm a oportunidade de conhecer ações do município relacionadas ao meio ambiente, desenvolver projetos ambientais e pensar em soluções para a resolução dos atuais problemas ambientais com base na ciência.

As atividades do projeto ocorrem, em sua maioria, no Jardim Botânico de Lajeado. Eventualmente ocorrem visitas a outros locais, como o Aterro Sanitário e o Canil Municipal. Ao final do ano, os alunos que tiverem frequência mínima de 75% se formam como Guardiões Ambientais Mirins.

Conforme a coordenadora do Centro de Educação Ambiental, Edith Ester Zago de Mello, o objetivo do projeto é formar cidadãos conscientes e cientificamente informados sobre as questões ambientais. Edith antecipa que, para este ano, estão sendo preparadas novidades para o projeto.

Como se inscrever

  • Documentos de identificação dos pais ou responsáveis e do estudante no dia da inscrição, no Centro de Educação Ambiental;
  • Comprovante de matrícula do aluno da rede de ensino;
  • Inscrições até 03/03;
  • Local de inscrição: Centro de Educação Ambiental, localizado no Jardim Botânico de Lajeado (Av. Carlos Spohr Filho, 3.655 – em frente à UPA);
  • Horário de atendimento: segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45, e sexta-feira, das 8h às 14h;
  • Informações pelo telefone (51) 3982-1099 (WhatsApp) ou pelo e-mail.

Encontros do projeto:

  • Turma da manhã: terças-feiras das 8h30 às 11h;
  • Turma da tarde: quintas-feiras das 13h30 às 16h.

Acompanhe
nossas
redes sociais