Há 50 anos, venda da Polar

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 50 anos, venda da Polar

Por

Há 50 anos, o Jornal Nova Geração noticiava a compra do controle acionário da Cervejaria Polar, de Estrela, pela Antárctica. O acordo de compra havia sido firmado no ano anterior, em 1972.

Nesse meio tempo, diversas especulações surgiram sobre o assunto. Naquela época, Edgar Gruendling estava à frente da Polar.

A Antárctica iniciou as operações na companhia ainda na década de 1970 e, em 2000, foi efetivada a fusão entre a Antárctica e a Brahma. A partir dali, a fábrica em Estrela começou a perder relevância e, em 2006, ela foi oficialmente desativada.

FOTOS Acervo Airton Engster


Um dos grandes diferenciais da Polar foi a chamada cerveja de “casco escuro”. Diferente das garrafas comuns, de vidro verde, a casco escuro tinha vidro marrom, feito de um material mais resistente, o que ajudou a diminuir as perdas durante o transporte


Histórico

A Polar foi fundada em 1912, em Estrela, com o nome de “Sociedade em Comandita Júlio Diehl & Cia”. Mais tarde, foi denominada Cervejaria Estrela S/A. A companhia passou por várias administrações e, em 1945, foi incorporada por um grupo de Santa Cruz do Sul, que tinha Jean Hanquet à frente.

Naquele ano, recebeu o nome de Cervejaria Polar. Em 1962, aos 50 anos de empresa, tinha como gerente Odilo Thomé. Outros membros da administração eram Arnaldo J. Diel e Flávio Jaeger. Naquela época, a produção das cervejas ficava à cargo dos técnicos alemães Petar e Dragutin Hirtenkauf.

Poucos anos depois, em 1968, a Cervejaria Polar era responsável por 60% dos impostos de Estrela. Com esse sucesso, a companhia estrelense atraiu o interesse de diversas multinacionais. Assim, em 1972, foi efetivada a venda das ações da empresa para a Antárctica.


HÁ 20 ANOS

A Liga Arroiomeense de Futebol Amador (Lafa) elegia a nova direção da entidade. Onze clubes associados participavam da assembleia. Naquele ano, como presidente, foi escolhido Dagoberto Peretti, mais conhecido como Babá.

O então presidente da Lafa, Sérgio Zanoni, durante a assembleia de eleição. Crédito: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Presidente do Conselho Europeu – Há 20 anos, o primeiro-ministro alemão, Gerhard Schröder, e o presidente francês, Jacques Chirac, sugeriam a criação do cargo de presidente do Conselho Europeu, na União Europeia. O Conselho reúne representantes dos países do bloco. Até então, só existia o presidente da Comissão Europeia, responsável pela parte executiva da UE. De fato, hoje, existem os dois cargos no bloco econômico.

Acompanhe
nossas
redes sociais