Workshop revela perfil do turista na região

ENCANTADO

Workshop revela perfil do turista na região

Evento gratuito é promovido pelo Sebrae e governo do Estado. Entre os temas, estão as preferências do visitantes e as oportunidades de negócios

Por

Workshop revela perfil do turista na região
Workshop inicia às 9h, no Centro Administrativo de Encantado. Evento atrai empreendedores do Vale do Taquari . Crédito: Divulgação
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Uma virada de chave do olhar empreendedor para o turismo na região. Isso é o que promete o Workshop Vendendo Meu Destino, que ocorre nesta quinta-feira, 19, no Centro Administrativo, às 9h. Gratuito, o evento é também uma oportunidade para definir o posicionamento comercial dos negócios.

Conforme o vice-presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Charles Rossner, o workshop terá a entrega oficial do Mapa de Comportamento do Turista. “Essa é uma ferramenta muito completa para os empreendedores utilizarem em seus negócios, dando clareza na comunicação eficaz com o seu público-alvo”, destaca.

O mapa, elaborado pelo Sebrae e governo do estado e divulgado em julho, traçou 12 perfis macro de turistas que visitam o estado, desdobrados em 34 personas e 46 motivações, e foi entregue a 27 regiões. Cada um é apresentado com exemplos reais de manifestações nas redes sociais, facilitando a compreensão por todas as partes. Neste contexto, no Vale do Taquari, três aspectos chamaram atenção: gastronomia, aventura e negócios.

Para o analista de articulação de projetos do Sebrae, Diego Zenkner, o Mapa de Turismo é uma mudança de conceitos de oferta. “Até hoje, nós criamos o produto e colocamos no mercado para ver se os turistas irão se interessar ou não. Com esse novo conceito, primeiro temos o que os turistas estão procurando. Assim fica mais fácil criar o produto, pois já temos a informação do que está sendo buscado”, explica.

Zenkner destaca que o Vale ainda está em fase de implementação do turismo. Com o estudo, é possível definir quais as motivações a região consegue atender. “Por exemplo, existe o perfil de turista ‘gastronômico’, dentro deste perfil existe o ‘Foodie’ e o ‘Gourmet’. O ‘Foodie’ está em busca de achados gastronômicos, andar pela região procurando boa gastronomia. Já o ‘Gourmet’ já sai de casa sabendo onde vai, busca por restaurantes renomados, em busca da melhor foto do prato possível”, explica.

Temas abordados no evento:

  • Pré-requisitos para comercialização de um destino em nível nacional;
  • Oportunidades de promoção e comercialização em nível estadual;
  • Vendas B2B – estratégia comercial, prospecção, participação em eventos (pré, durante e pós);
  • Como potencializar resultados com os principais canais de promoção;
  • Vendas elencadas no Mapa do Comportamento do Turista no RS para os perfis identificados em cada região.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais