Governo prepara ampliação de trecho na Alberto Pasqualini

INFRAESTRUTURA

Governo prepara ampliação de trecho na Alberto Pasqualini

Construção de nova pista será feita em frente ao Senai e à Escola Érico Veríssimo, no bairro São Cristóvão. Trabalhos começaram nesse fim de semana, com a remoção de árvores

Por

Governo prepara ampliação de trecho na Alberto Pasqualini
Seis árvores serão removidas do local. Uma delas será suplantada. Crédito: Mateus Souza
Lajeado

Uma das principais vias da cidade, a avenida Alberto Pasqualini será contemplada com alargamento em um novo trecho no bairro São Cristóvão. As obras de aumento da capacidade de tráfego serão executadas entre as ruas Fábio Brito de Azambuja e Alagoas. Para isso, equipes já trabalham na remoção de árvores no local.

Os trabalhos iniciaram ainda no fim de semana, em frente a sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Ao todo, a nova faixa de trânsito terá em torno de 130 metros de extensão. A intenção, segundo o governo municipal, é finalizar a obra em poucos meses. A empresa responsável já foi contratada em processo licitatório.

Segundo o vereador e engenheiro do setor de projetos do Executivo, Isidoro Fornari, a obra é uma forma de minimizar um dos maiores gargalos do trânsito urbano de Lajeado. “O alargamento vai dar melhor condição de trafegabilidade, sobretudo no período de aulas da Univates. É um entroncamento bastante movimentado”, comenta.

A ampliação da via será em cinco metros. A nova pista funcionará no sentido Bairro/Centro e fará a ligação direta entre a avenida Alberto Pasqualini e a Fábio Brito de Azambuja. Além do alargamento, será construída uma calçada de passeio para os pedestres, sobretudo os alunos do Senai e da Escola Estadual Érico Veríssimo.

Substituição de árvores

Para a execução da obra, seis árvores serão suprimidas da área. Uma delas – a Figueira-mata-pau – será transplantada, enquanto as demais (quatro cedros e um ligustro) serão repostas com cinco mudas como medida compensatória.

O muro existente na entrada do Senai também será removido. “Onde hoje é a calçada, ficará a pista de rolamento, e depois fazemos a pavimentação com a nova calçada de passeio em toda a extensão”, salienta Fornari.

Após a retirada do material na frente do Senai, as obras avançarão para o entorno da Escola Érico Veríssimo. Lá, segundo Fornari, o prefeito Marcelo Caumo afirmou que pretende construir um muro de proteção. “Esta seria uma obra a parte, numa outra etapa. É importante para a segurança das crianças”.

Sistema viário

Por ser uma importante via de ligação, a Alberto Pasqualini está no chamado Sistema Viário Municipal, presente no Plano Diretor do município. Conforme Fornari, é possível que novas obras de alargamento ocorram na avenida pela sua importância.

“Essa avenida está prevista para ter 30 metros de largura. Por isso, esses alargamentos vão ocorrer com o decorrer do tempo. Conseguiremos fazer esse trecho agora e, estamos negociando também para executar na frente do Imec. Assim, daremos sequência até, um dia, chegar num cenário ideal”, pontua.

Na década passada, uma parte da avenida recebeu obras de alargamento, nas proximidades da rua Washington Luís. A medida era vista como fundamental para amenizar o trânsito pesado em horários de pico.

Alargamentos de outras vias

– Avenida Benjamin Constant (Montanha)

Segue nos planos do governo municipal o alargamento da avenida Benjamin Constant, no bairro Montanha. A intenção é, conforme Isidoro Fornari, aproveitar áreas que são de domínio do município. Um dos trechos a serem ampliados é entre as ruas João Sebastiany e João Alberto Schmidt, próximo ao ginásio da Associação de Moradores.

– Avenida Pedro Theobaldo Breitenbach (Conventos)

Principal via de um dos bairros mais populosos de Lajeado, a avenida Pedro Theobaldo Breitenbach, trecho urbano da ERS-421, passa por obras desde o ano passado para aumento da capacidade de tráfego. Os trabalhos começaram com a troca da canalização para melhorar o escoamento. Trata-se da primeira grande obra desde a municipalização.

Acompanhe
nossas
redes sociais