Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições para 20ª edição

CULTURA

Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições para 20ª edição

Escritores podem se inscrever gratuitamente nas categorias Conto e Romance. Prazo para o cadastro vai até 3 de fevereiro

Por

Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições para 20ª edição
O Prêmio Sesc de Literatura impulsiona a renovação literária e enriquece a cultura nacional. Escolhidos terão obras publicadas, com tiragem mínima de 2,5 mil exemplares. Crédito: Giancarlo Duarte/Divulgação
Gustavo Adolfo 03

Um dos mais importantes e consagrados prêmios de reconhecimento de escritores estreantes está com inscrições abertas. Podem concorrer obras inéditas nas categorias Romance e Conto. Os interessados têm até 3 de fevereiro, às 18h, para concluir o processo de inscrição, que é gratuito e online. O regulamento completo está disponível no site do Sesc.

O Prêmio Sesc de Literatura impulsiona a renovação no panorama literário brasileiro e enriquece a cultura nacional. Os vencedores têm suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record. A parceria possibilita a inserção dos livros na cadeia produtiva do mercado editorial. O vencedor de cada categoria tem sua obra publicada e distribuída comercialmente pela editora, com uma tiragem inicial mínima de 2,5 mil exemplares.

O processo de curadoria e seleção das obras é criterioso e democrático. Os livros são inscritos pela internet, gratuitamente, de forma anônima, que impede que os avaliadores identifiquem os autores, garantindo a imparcialidade no processo de avaliação. Os romances e coletâneas de contos são avaliados por escritores renomados, que selecionam as obras pelo critério da qualidade literária.

A relevância do Prêmio Sesc de Literatura também pode ser medida por meio do sucesso dos seus vencedores. Além de serem convidados para outros importantes eventos internacionais, os autores são, com frequência, finalistas ou vencedores de outras premiações importantes. O escritor Rafael Gallo, revelado pelo Prêmio Sesc em 2012, foi o vencedor da última edição do Prêmio Literário José Saramago.

Acompanhe
nossas
redes sociais