Governo investe em ações de enfrentamento à estiagem

ENCANTADO

Governo investe em ações de enfrentamento à estiagem

Investimentos na extensão de redes de água superam R$ 400 mil

Por

Governo investe em ações de enfrentamento à estiagem
Perfuração de poços está entre as demandas apresentadas pelo município ao governo gaúcho. Crédito: divulgação
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O prefeito Jonas Calvi esteve em reunião com os secretários estaduais da Agricultura, Giovani Feltes, e de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, em Porto Alegre. Ele reforçou o pedido de ajuda na perfuração de poços artesianos.

De acordo com o chefe do Executivo, o cenário ainda não é grave se comparado a outros municípios. Segundo ele, investimentos foram essenciais para garantir o abastecimento de água em propriedades do interior. “Destinamos mais de R$ 400 mil para obras de extensão e troca de redes de água.”

Ainda assim, algumas localidades precisam de aportes. “Em São Marcos, por exemplo, temos produtores e residências com dificuldade de água, apesar das melhorias que já fizemos nessa comunidade”, acrescenta Calvi.

Conforme o secretário de Agricultura, Odocir Bagatini, até o momento, três produtores das Linhas São Marcos, Lambari e Auxiliadora solicitaram auxílio da Secretaria no transporte de água para o consumo de animais. “Já temos um levantamento das comunidades que ainda não tem uma rede adequada e carecem de poços.”

Na cidade, a orientação aos moradores é para que o uso da água seja feito de forma racional, evitando o desperdício. Nesta semana, a Defesa Civil do RS emitiu uma nota aos municípios em que estabelece “Estado de Atenção” em todo o território gaúcho durante os próximos 90 dias.

Acompanhe
nossas
redes sociais