Vestibular de 2003

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Vestibular de 2003

Por

Em meio ao calor de janeiro, cerca de 2 mil de candidatos do Vale realizavam o vestibular da Univates. Naquele ano, a universidade oferecia 1,8 mil vagas e a prova era composta por 45 questões e uma redação. Conforme conta o Jornal O Informativo, o calor naquele domingo foi extenuante, com mais de 35ºC.

No vestibular de verão de 2003, o curso de Direito, turno noturno, era o mais concorrido, com quase 4 inscritos para cada vaga. As outras áreas disputadas eram Administração, Educação Física, Nutrição, Enfermagem e Ciências Contábeis.

Naquele ano, os candidatos podiam optar entre três temas de redação: 1) A ética e a exploração econômica da fraqueza humana, 2) A humanidade é produto do desejo e não da necessidade e 3) Apresentação e defesa de formas de lazer que não visem apenas o lucro, mas o bem-estar, a saúde do indivíduo e da sociedade.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Maior participação da cultura afro – Vinte anos atrás, o governo sancionava uma lei que tornava obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. As aulas de história, em especial, deveriam abordar a história da África e a luta dos negros aqui no Brasil. Além disso, a lei determinava que, no dia 20 de novembro, seria comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra nas escolas. A data foi instituída oficialmente no calendário nacional em 2011.


HÁ 50 ANOS

Ajustes finais do Concurso Rainha das Praias

A competição ocorreria em poucas semanas e o Jornal Nova Geração já anunciava as candidatas inscritas. Participariam jovens de Lajeado, Roca Sales, Bom Retiro do Sul e Triunfo. Conforme o NG, a organização ainda aguardava as inscrições de moças de Estrela, Cruzeiro Sul, Encantado e Muçum. De Lajeado, Renata Maciel competiria pelo Clube Tiro e Caça e, pelo Sete de Setembro, as jovens Miriam Bohn e Silvia Martins.


Integração em Estrela

A Faculdade de Educação Estrela estava em pleno funcionamento durante o verão de 1973. A instituição organizava um Diretório Acadêmico, cujo presidente era Ricardo José Fernandes. Entre os objetivos do Diretório, estava o maior entrosamento social entre os acadêmicos da faculdade e a sociedade estrelense. Para isso, organizavam a Festa dos Bixos, com o tradicional desfile pela cidade.


Enquanto isso…

Visita de Nixon – Há 50 anos, era especulado que o presidente norte-americano Richard Nixon viria ao Brasil para uma visita. O então presidente Médici havia feito o convite durante sua agenda nos Estados Unidos em 1971. Apesar das expectativas, Nixon não chegou a visitar o Brasil no mandato de Médici e logo em seguida renunciou, em 1974, devido aos escândalos do Caso Watergate.

Acompanhe
nossas
redes sociais