Lajeado inicia 2ª etapa de monitoramento por meio de ovitrampas

COMBATE À DENGUE

Lajeado inicia 2ª etapa de monitoramento por meio de ovitrampas

Armadilhas para ovos de Aedes aegypti são instaladas em pontos estratégicos do município

Por

Lajeado inicia 2ª etapa de monitoramento por meio de ovitrampas
Foto: Divulgação
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Prefeitura de Lajeado dá início esta semana à segunda etapa da estratégia de monitoramento da presença do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras doenças, por meio de Ovitrampas. O município foi selecionado pela Secretaria Estadual de Saúde, por meio de critérios epidemiológicos e operacionais, para a implementação desta estratégia. A primeira etapa ocorreu no início de dezembro e será repetida todos os meses, pelo período de um ano.

As Ovitrampas são armadilhas para ovos de Aedes aegypti e são instaladas em pontos estratégicos do município. As armadilhas consistem em vasos de planta sem furo e palhetas de madeira (eucatex), nas quais é colocada água com levedo de cerveja para atrair a fêmea do mosquito a depositar os ovos no local (ovoposição).

O município recebeu 100 ovitrampas, que são instaladas a uma distância de cerca de 200 metros uma da outra. Cinco dias após a instalação da ovitrampa, equipes da Vigilância Ambiental retornam ao local para recolher a armadilha e encaminhá-la ao laboratório para a contagem dos ovos.

Na primeira ação, foram recolhidos 309 ovos em 19 armadilhas. A ovitrampa com maior número de ovos coletados (55) estava instalada no bairro São Cristóvão.

Prevenção

Como o mosquito se reproduz em áreas com água parada, a prevenção mais eficiente para combater o mosquito é evitar que ele nasça, eliminando os locais com água parada:

  • Comedouro e bebedouro dos animais domésticos – Esfregar e limpar todos os dias ao trocar a água;
  • Plantas como bromélias: O mais indicado é substituir por outros tipos de plantas que não acumulem água;
  • Caixa de água sem tampa: Manter tampados e usar telas milimétricas para cobrir. Esfregar o interior com água e sabão;
  • Piscinas: Manter a água tratada com cloro e, se cobrir com lona, lembrar de colocar uma bola embaixo da lona para facilitar o escoamento da água;
  • Pneus com água dentro: Esvaziar e limpar. Usar areia para secar ou colocar seco em local coberto
  • Garrafas, latas, embalagens, vidros: Esvaziar e esfregar. Manter apenas com tampa fechada. Descartar no lixo seco ou armazenar em local coberto;
  • Vasos sanitários sem uso: Esfregar e manter tampados;
  • Pratinhos de folhagens dentro e fora de casa: Tirar a água ou encher o pratinho com areia;
  • Lixo sem tampa: Esfregar e limpar. Usar tampa vedando para evitar água;
  • Calha de água: Remover folhas e materiais que impede o escoamento da água;
  • Ralos do pátio e dentro de casa: Colocar telinha milimétrica (pode ser uma peça de tule) para evitar que a fêmea entre para colocar ovos;
  • Plantas aquáticas: Trocar a água dos vasos e lavar com escova, água e sabão uma vez por semana.

Outra medida é evitar que o mosquito pique, passando repelente em áreas expostas do corpo, instalando telas contra mosquitos, deixando portas e janelas fechadas e usando roupas compridas ou grossas.

Acompanhe
nossas
redes sociais