Governo amplia roteiro da coleta de lixo no centro

SANTA CLARA DO SUL

Governo amplia roteiro da coleta de lixo no centro

Recolhimento ocorre em todos os bairros quatro vezes por semana

Por

Governo amplia roteiro da coleta de lixo no centro
Roteiro de coleta atende todas as comunidades e bairros. Medida incentiva o descarte correto. Crédito: divulgação
Santa Clara do Sul

Com o objetivo de reduzir a quantidade de lixo produzido, incentivar o reaproveitamento e a reciclagem de materiais e auxiliar na preservação dos recursos naturais, o município mantém e amplia a rota da coleta seletiva de lixo.

As datas do roteiro e recolhimento foram divulgadas ontem pelo governo municipal. No interior, a coleta ocorre todas às terças-feiras pelas estradas gerais e na 1ª e 2ª sexta-feira de cada mês nas estradas secundárias.

No centro, ocorre nas segundas, quartas e sextas o recolhimento de resíduos orgânicos e rejeitos. Nas terças e sábados ocorre a coleta de materiais recicláveis. Os roteiros passam pelos bairros e ERS-413 sempre pela manhã.

O formato de coleta seletiva foi implantado no município em 2020 que prevê a separação do lixo em orgânico, reciclável (seco) e rejeito (comum), sendo que os resíduos deverão ser colocados em sacos separados e depositados nos locais indicados apenas nos dias e horários de coleta.

Para o funcionamento da coleta, lixeiras foram substituídas por contêineres para melhor armazenagem dos resíduos. O objetivo é incentivar a separação correta de materiais e fazer a gestão correta dos resíduos sólidos.

Como funciona a coleta

Quem mora na zona urbana deve utilizar os contêineres só para depositar o lixo reciclável. Já os resíduos orgânicos e rejeitos deverão ser embalados em sacos ou sacolas plásticas e colocados na frente de casa nos dias de coleta, que será feita a partir das 7h.

Quem reside no interior deverá depositar o resíduo reciclável e o rejeito nos contêineres, enquanto o lixo orgânico poderá ser utilizado na horta ou para alimentar animais.

Acompanhe
nossas
redes sociais