Cerca de 200 famílias estão sem água em Progresso, diz prefeito

ESTIAGEM

Cerca de 200 famílias estão sem água em Progresso, diz prefeito

Prejuízo com a estiagem chega a R$ 7 milhões em dois meses. Município decretou situação de emergência

Por

Cerca de 200 famílias estão sem água em Progresso, diz prefeito
Prefeito de Progresso, Paulo Gilberto Schmitt (Foto: Rodrigo Gallas)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O prefeito de Progresso, Paulo Gilberto Schmitt decretou situação de emergência devido à estiagem. Entre os motivos está a frustração da safra agrícola de verão. O município sofre com a falta de chuva há mais de noventa dias, com isso há diminuição na capacidade de exploração da água, que causou perdas consideráveis nas lavouras e afetou seriamente a produção de leite; escassez de água nas fontes naturais e açudes, fontes estas que abastecem o consumo humano e animal.

Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, o chefe do Executivo detalha que cerca de 200 famílias sofrem com a falta de água. Por isso, um caminhão atua no fornecimento aos afetados. São cerca de 50 mil litros ao dia. O Município disponibilizou todo o aparato disponível para minimizar os efeitos do desastre, bem como para assistência e socorro aos afetados, transportando água para o consumo humano e animal.

O decreto permite que o município amplie os seus incentivos de forma mais rápida e futuramente, também permitirá que o município seja beneficiado através de programas, como por exemplo, a renegociação de dívidas do Programa de Fortalecimento da Agricultura (Pronaf) e Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), que garante a exoneração de obrigações financeiras relativas à operação de crédito rural de custeio, cuja liquidação seja dificultada pela ocorrência de fenômenos naturais.

Assista a entrevista na íntegra

 

Acompanhe
nossas
redes sociais