Pedidos de seguro-desemprego reduzem 5,4% em doze meses

BENEFÍCIO EM QUEDA

Pedidos de seguro-desemprego reduzem 5,4% em doze meses

Especialistas atribuem a diversidade produtiva local e a capacidade das empresas em absorverem profissionais para a menor demanda ao benefício em 2022

Por

Atualizado quarta-feira,
11 de Janeiro de 2023 às 08:24

Pedidos de seguro-desemprego reduzem 5,4% em doze meses
Indústria representa maior número de empregos formais no Vale e capacidade de absorver trabalhadores. Crédito: Arquivo/A Hora
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Pelo menos 11,8 mil trabalhadores da região encaminharam o pedido de seguro-desemprego em 2022. As buscas pelo auxílio representam redução de 5,4% no comparativo com 2021, período impactado pela pandemia e com incertezas no cenário econômico. Os números correspondem aos requerimentos protocolados nas sete agências da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine) da região e por aplicativo. A única cidade onde houve aumento na procura pelo benefício em relação ao ano anterior foi Lajeado.

Em 2021, a maior cidade do Vale do Taquari registrou 3,4 mil pedidos de seguro-desemprego. No ano passado foram mais de 4 mil. Embora os dados da FGTAS/Sine não detalhem qual o setor que mais refletiu para esse cenário, outros indicadores revelam a indústria de alimentos como a com maior quantidade de desligamentos.

Ainda assim, a busca pelo benefício na região contrapõe o cenário em nível estadual. No comparativo entre 2021 e 2022, houve no RS, o acréscimo de 5% nos encaminhamentos. Para especialistas, o desempenho é atribuído à acomodação da geração de emprego, encolhimento da atividade em alguns setores e reflexos de um ano marcado por estiagem severa.

Diversidade regional

Pela avaliação da economista Cintia Agostini, o desempenho da região frente aos números do RS são justificados pela dinâmica e diversidade do Vale do Taquari. A maior demanda por mão de obra do setor produtivo torna a recolocação ao mercado de trabalho mais rápida.

Cintia considera que o número de pedidos de seguro-desemprego em 2021 somente não foi maior por conta de benefícios como a redução da jornada e compensação dos governos. “Ainda não é um índice de se comemorar, mas mostra uma leve retomada econômica durante o ano.”

Outro aspecto sobre o ritmo das contratações está relacionado à qualificação. “Ainda temos um percentual elevado de pessoas com baixa escolaridade. Com isso, há uma dificuldade em recolocá-las de forma imediata em casos de demissão.”

Estímulo ao empreendedorismo

Em Encantado, os pedidos por seguro-desemprego reduziram 17,8% em 2022. De acordo com gestores locais, o incentivo na abertura de empresas e a qualificação profissional favoreceram para reduzir a dependência dos valores do auxílio.

Entre as iniciativas do governo de Encantado, em maio, criaram a secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura. De acordo com o gestor Eder Boaro, houve uma preocupação em oferecer mais postos de trabalho. Neste período também foi aprovada a lei da liberdade econômica e parcerias com o Sebrae para apoiar, em especial, os pequenos empreendedores.

“Criamos um aplicativo para aproximar os candidatos das empresas. Em um mês, permitiu mais de 200 conexões”, observa Boaro sobre as iniciativas para apoiar a geração de emprego e renda. Para este ano, entre as ações previstas estão a abertura de uma incubadora empresarial.

Boaro destaca o uso da estrutura de uma escola desativada para acolher empresas e prestar o acompanhamento das atividades por meio de qualificação em parceria com outras organizações. “Para os estudantes da rede pública temos disciplina voltada ao empreendedorismo, à inovação e tecnologia.”

Acompanhe
nossas
redes sociais