Mais de 40 alunos trocam as férias por intercâmbio de estudos para a Europa

EXPERIÊNCIA

Mais de 40 alunos trocam as férias por intercâmbio de estudos para a Europa

Vivência é oferecida pelo Ceat há mais de 30 anos. Trocas culturais e aprimoramento em língua estrangeira aparecem como principais motivadores para a viagem

Por

Mais de 40 alunos trocam as férias por intercâmbio de estudos para a Europa
Divididos em grupos, os estudantes vão conhecer a Inglaterra e a Alemanha. O último embarque será dia 14 de janeiro. Crédito: Divulgação
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Inglaterra e Alemanha são países que recebem os 36 alunos de Ensino Médio participantes do intercâmbio proporcionado pelo Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat). A oportunidade permitirá ampliar os conhecimentos em língua estrangeira, vivenciar o dia a dia local e conhecer mais da cultura de um novo país.

Os embarques ocorreram nos dias 3 e 4 de janeiro, primeiro para Chester, na Inglaterra e depois para Sheinfeld, na Alemanha. Em terras inglesas, os alunos estudarão por cerca de quatro semanas em uma escola regular. Já a viagem de volta de Sheinfeld será dia 3 de fevereiro.

“Desde que eu fiquei sabendo dessa oportunidade, já comecei a criar muitas expectativas. Eu espero, nesse tempo que estarei lá, fazer amizades, conhecer muitas pessoas, lugares e culturas novas. Tenho certeza que essa será uma experiência única que levarei para a vida”, conta Gabriela Schmidt, uma das cinco alunas na Alemanha.

A terceira viagem partirá no dia 14 de janeiro também com destino à Alemanha. Na cidade de Freiburg, 13 alunos terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos na língua alemã por cinco dias. Os intercâmbios também geram oportunidades aos professores da instituição. Nesta edição, serão três colaboradoras que acompanharão as viagens: Mariana Mallmann, Anique Fensterseifer e Roseli Kussler.

Incentivo em casa

O estudante do terceiro ano do ensino médio, João Vitor Ritter Dick, sempre teve interesse em viajar para outro país. O desejo aumentou depois que a irmã participou de intercâmbio para Portugal, por meio de programa da Univates. Agora, ele realiza o sonho na Inglaterra.

Para os pais, José Ademir Dick e Solange Ritter, essa é uma forma de incentivar, também, a independência dos filhos. “Estando lá precisam tomar suas próprias decisões, falar o inglês de forma mais fluente, estudar em escola internacional tendo contato com alunos do mundo inteiro e ficar em casa de família com costumes locais”, destaca Solange. João volta para casa dia 28 de janeiro.

Acompanhe
nossas
redes sociais