Higiene bucal das crianças garante dentição saudável e protege contra doenças

NOSSOS FILHOS

Higiene bucal das crianças garante dentição saudável e protege contra doenças

Pais devem estar atentos e iniciar a prevenção antes mesmo do nascimento do bebê, segundo especialista. Ela também alerta para as alterações dentárias decorrentes do uso de mamadeira e bico de forma desenfreada

Por

Higiene bucal das crianças garante dentição saudável e protege contra doenças
Primeira edição do ano de “Nossos Filhos” debateu os desafios e cuidados para garantir uma boa saúde bucal das crianças. Crédito: Mateus Rois
Lajeado

Cuidar da saúde bucal é essencial para evitar doenças e outros problemas relacionados à boca nas crianças. Mais do que isso, também é fundamental para a manutenção de uma vida saudável. Por isso, a prevenção deve começar cedo. Não apenas na infância, mas também durante a gestação. E, também, o exemplo da escovação deve vir dos pais.

Área destinada a cuidar da saúde bucal infantil, desde os primeiros meses de vida até a adolescência, a odontopediatria ganhou espaço nos últimos anos. Mais profissionais buscam a especialização, o que possibilita um atendimento mais qualificado às crianças.

A saúde bucal das crianças foi o tema da primeira edição do ano de “Nossos Filhos”, programa multiplataforma do Grupo A Hora. Na ocasião, a cirurgiã-dentista e pós-graduanda em odontopediatria, Ana Elisa Draghetti abordou a temática. Com atuação em Lajeado e Cachoeira do Sul, ela defendeu a busca pelo atendimento antes do nascimento do bebê.

“O ideal é até se pudéssemos fazer com que as mães chegassem ao dentista antes de engravidar. Ela estar também com a saúde bucal em dia significa uma criança provavelmente saudável e com boa dentição”, salienta Ana Elisa. Segundo ela, os primeiros dentinhos começam a se formar entre a sexta e sétima semana da gestação.

Amamentação

Um dos processos importantes para uma boa formação nos dentes do bebê, conforme Ana Elisa, é a amamentação. Lembra que este é o maior benefício que a criança pode ter nos seus primeiros anos de vida e destaca a ascensão das consultoras em amamentação, que dão um suporte maior às mães.

“Têm ficado mais em evidência e, falando da dentição, o crescimento dos ossos da face é extremamente influenciado pela amamentação”, pontua a odontopediatra. Ela lembra que o uso de acessórios como a mamadeira e o bico artificial estão relacionados a diversas alterações dentárias e interferem na saúde bucal.

“A alimentação do bebê é muito importante e algumas mães não conseguem amamentar. Então vai ter que usar a mamadeira. Mas o quanto antes puder ser removida, ou não ser mais utilizada, melhor. O risco de cárie em crianças que têm o hábito de usar mamadeira e não escovam os dentes depois vai lá em cima”.

Pomada e creme

Ana Elisa também alerta para a utilização de pomadas na gengiva do bebê, em caso de alguma lesão. Lembra que algumas não são indicadas devido à quantidade de anestésico na composição. “Existem muitas disponíveis, e algumas funcionam. Mas a nenedent, por exemplo, não é indicada em nenhuma situação. Não sei porque ainda é fabricada”.

Quanto ao creme dental mais indicado, Ana Elisa comenta que essa é uma dúvida frequente dos pais e muitos chegam ao consultório com a informação errada. “Eles acabam indo pela idade da criança e utilizam errado. Desde o primeiro dente, é pasta com flúor sempre. As evidências científicas estão aí para nos guiar na nossa prática. É indispensável”.

Responsabilidade

Ana Elisa ressalta que a escovação da criança é uma responsabilidade do adulto e que é preciso ter maturidade em entender que o bebê é um ser que aprende aos poucos a lidar com emoções. “Ele pode chorar, brigar, mas escovar os dentes é importante e deve ser feito sempre”.

Também é papel dos pais garantir que a escovação não seja um tormento para o filho. “Não pode ser um momento estressante. Tem que torná-la mais lúdica. Pode cantar musiquinha, colocar vídeo de outras crianças escovando, utilizar bonecos, fantoches. Pode fazer diversas coisas”.

Dicas para os cuidados com os dentes na infância

– Explicar de forma didática aos filhos como escovar os dentes. Ensine-os a usar somente a quantidade necessária de creme dental;

– Reforce a importância de escovar os dentes aos menos
três vezes ao dia;

– Escove os dentes com o seu filho e faça da escovação um momento divertido ao lado dele;

– Ensine o filho usar o fio dental, importante complemento a escovação;

– Incentive a uma alimentação saudável desde cedo, com mais legumes, verduras e frutas e menos açúcar, amido e produtos industrializados;

– Visite o dentista com frequência. Na infância, odontopediatras estão preparados para atender da melhor forma possível.

Acompanhe
nossas
redes sociais