Manifestantes invadem os Três Poderes em Brasília

PAÍS

Manifestantes invadem os Três Poderes em Brasília

De verde e amarelo, protestantes se reúnem no Congresso Nacional, no STF e no Palácio do Planalto

Por

Atualizado domingo,
08 de Janeiro de 2023 às 19:13

Manifestantes invadem os Três Poderes em Brasília
Créditos: Reprodução
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Milhares de manifestantes se reúnem na tarde deste domingo, 8, no Distrito Federal, em protesto à posse do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A concentração iniciou no Quartel General do Exército, no final da manhã. De lá, os protestos seguiram até o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e também até o Palácio do Planalto.

Policiais militares tentaram conter participantes com spray de pimenta e bombas de efeito moral. Durante os protestos, vidraças da sede do Congresso foram quebradas, assim como no STF.

Em resposta, o ministro da Justiça, Flávio Dino, autorizou o uso da Força Nacional na área central de Brasília. Neste momento, a cavalaria segue para dispersar os protestantes.

Consequências no Distrito Federal

O governador do DF, Ibaneis Rocha, mandou exonerar o secretário de segurança pública do Distrito Federal, Anderson Torres, em resposta aos atos de vandalismo deste domingo, 8. A demissão é uma tentativa do gestor de evitar uma intervenção no governo do DF.

Autoridades avaliam que Ibaneis foi omisso e que Torres é o principal responsável pela falha de segurança que levou à invasão do Congresso Nacional, do STF e do Palácio do Planalto.

Para o deputado federal do RS, Lucas Redecker, a invasão e a falta de policiamento ao redor do Congresso denota “corpo mole” ou despreparo das forças policiais do governo estadual de Brasília. “Com vários dias de manifestações anunciadas, o governo deveria ter se preparado para isso e não poderia ser pego de surpresa”, avalia. A demissão do secretário é uma medida que chega tarde, na opinião de Redecker.

Em conversa com nossa reportagem, o deputado gaúcho admitiu que podem ser invocadas as forças nacionais de segurança para restabelecer a ordem. Nos bastidores, corre a informação de que a direção do PT cogita esta possibilidade.

Leia mais em

Lula decreta intervenção federal no DF até 31 de janeiro

Autoridades se manifestam sobre atos em Brasília

Depredação

Confira algumas imagens do interior do Palácio do Planalto após a invasão, na galeria de imagens abaixo.

Galeria

Acompanhe
nossas
redes sociais