Estudantes produzem curta metragem sobre a Primeira Guerra Mundial

POÇO DAS ANTAS

Estudantes produzem curta metragem sobre a Primeira Guerra Mundial

A história acompanha o Batalhão 17 da Entente em busca do soldado que desapareceu em patrulha nos campos de batalha

Por

Estudantes produzem curta metragem sobre a Primeira Guerra Mundial
Crédito: Divulgação
Poço das Antas
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A lunos do 8º e do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Valentim Schneider, de Poço das Antas, descobriram uma nova forma de aprender sobre a Primeira Guerra Mundial: por meio da produção de um curta metragem. O material tinha como objetivo entender as motivações das alianças formadas na guerra e compreender a rotina dos militares durante os confrontos Para o estudante João Erbes, a ideia foi inusitada, mas cumpriu com o propósito.

O projeto foi desenvolvido nas disciplinas de História e Geografia, com 11 alunos envolvidos em produção e atuação. “Além de atuar como General Erbes, que foi uma pequena cena, eu fui câmera, produtor, diretor, roteirista e editor do curta”, conta João. O estudante conta também que projetos como esse devem ocorrer novamente.

Pelas pesquisas, os alunos identificaram os países que foram cenários dos principais combates e, a partir disso, determinaram o local onde a história se passava, considerando a geografia europeia e a de Poço das Antas.


A inspiração

A ideia surgiu com a leitura das cartas escritas por soldados e enviadas para suas famílias durante o conflito. Nesse momento, eles precisavam, em sala de aula, relacionar a rotina dos campos de batalha com as motivações para a permanência na guerra e os sentimentos dos militares em batalha.

Como parte da pré-produção e dentro do processo de pesquisa, as turmas realizaram uma visita ao Museu Militar do Sul, em Porto Alegre, para aprender como os batalhões militares se organizam em épocas de conflitos. Para produção do roteiro, além de passar por inúmeras revisões, incluindo históricas, foi necessário organizar os figurinos, objetos de cena, mídias do curta e todos os processos da filmagem.

Acompanhe
nossas
redes sociais