Amigos e brincadeiras de infância

Opinião

Claiton Miranda

Claiton Miranda

Tradicionalista e apresentador do programa Fogo de Chão, da Rádio A Hora

Colunista

Amigos e brincadeiras de infância

Por

Amigos do Piquete Querência dos Aguateiros de Estrela, onde a parceria e a boa prosa se misturam com aqueles que cultivam e os que não cultivam, mas respeitam a tradição. Aí os ouvintes do FOGO DE CHÃO.


Diversão

A região Sul é bastante diversificada em sua cultura. As brincadeiras e jogos fazem a diversão das crianças. Muitas delas se espalharam pelo Brasil com novos traços e nomes diferentes.


Tropa de osso

Muitas são as lembranças que povoam nossa mente cada ano que se renova, do tempo em que éramos crianças e que não haviam as distrações da vida moderna, a brincadeiras eram diferentes, exemplo disto é a Tropa de osso também conhecido como Gadinho de osso, é a mais autêntica manifestação do folclore infantil gauchesco.

O menino junta ossos de animais carneados para alimentação das casas, ou mortos a campos, – ovelhas, bois, cavalos – depois que o tempo os limpou e purificou, no sol e na chuva. Cada ossinho representa um tipo de animal, por isso o guri recolhe a maior quantidade possível. Assim, torna-se proprietário de grande número de bois, touros, vacas, terneiros, cavalos, petiços, ovelhas, capões, carneiros, cordeiros.


Esconde – esconde

Enquanto uma pessoa fica com os olhos fechados contando até certo número combinado com os participantes, geralmente com o número de pessoas que estão participando (cinco pessoas, igual a 50 segundos), os demais participantes se escondem. Quantas vezes já brincamos disto, hein?


Chasque:

Na próxima terça-feira, dia 10 , as 20h, no CTG Bento Gonçalves, em Lajeado, toma posse a coordenadoria da 24 RT eleita pra 23/24 Luce Carmen com o vice Vanderlei Kuhn, que vai para o 4º mandato, agora por 2 anos.

Acompanhe
nossas
redes sociais