20 anos do STR Teutônia

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

20 anos do STR Teutônia

Por

Há duas décadas, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teutônia comemorava o 20º aniversário da associação. A história do STRT começou em 8 de janeiro de 1983, quando 803 agricultores se reuniram no pavilhão da Cooperativa Languiru para discutir a fundação de um sindicato próprio.

]Nesse mesmo encontro, também foi aprovado o estatuto da entidade e escolhida uma diretoria provisória. A oficial era composta por Erny Heinrich, Laudio Weber e Darci Kattermann.

No início, o Sindicato funcionava no mesmo pavilhão onde foi fundado. Depois se transferiu para o prédio da Escola Alfredo Schneider. Mas foi só em 1986 que a instituição inaugurou sua sede própria, no bairro Languiru.

Vinte anos atrás, para comemorar a data, o Sindicato promovia um encontro no Centro Comunitário Martin Luther, no bairro Languiru. Naquela época, a presidente do STRT era Liane Brackmann e a entidade tinha cerca de 2,8 mil associados.

Acervo STRT


Ano novo e essas coisas

Completamos os primeiros seis meses desta coluna. Encontrei vários desafios no caminho, muitas histórias especiais e, principalmente, diversos aprendizados. Tive muita ajuda também, em especial, do colega Airton Engster, de Estrela.

Acredito que precisamos sempre tentar coisas novas e diferentes, por isso, aproveito agora toda essa história de “Ano novo, vida nova” para mudar um pouco os moldes desta página que se tornou tão querida para mim. A partir de agora, na parte dos 50 anos, algumas vezes na semana, vocês irão encontrar fotos antigas de Lajeado, que voltam 80, 70, 40 anos atrás, algumas sem data definida.

Sintam-se sempre à vontade para dar sugestões ou até mesmo me contar um pouquinho mais sobre o que sabem da nossa história. Agradeço de coração as leituras até aqui 🙂 e desejo um ótimo ano novo!

 

As fotos mostram o Parque do Engenho, em Lajeado, por volta dos anos 1960

Acompanhe
nossas
redes sociais