Simone Stülp pretende amplificar a inovação para todo o RS

Ciência e Tecnologia

Simone Stülp pretende amplificar a inovação para todo o RS

Ações como o Pro_Move Lajeado devem chegar a todas as regiões para criar estratégias de desenvolvimento sustentável, diz a secretária de Estado

Por

Atualizado sexta-feira,
06 de Janeiro de 2023 às 09:53

Simone Stülp pretende amplificar a inovação para todo o RS
Simone Stülp foi promovida de adjunta à secretária da Inovação, Ciência e Tecnologia (Foto: Arquivo / Grupo A Hora)
Estado

A professora da Univates, Simone Stülp, foi promovida de adjunta à secretária da Inovação, Ciência e Tecnologia para o novo mandato do governador Eduardo Leite (PSDB). Em entrevista ao programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9, diz pretender amplificar a inovação para todo o RS por meio de políticas públicas.

A pasta não dispõe de recursos de grande monta em comparação a outras, mas acredita ser possível atuar em fomento à área sem desprender valores significativos.  “Os recursos são importantes para fomentar o desenvolvimento e o conhecimento, porque se você não os tem, não consegue caminhar. Mas uma Secretaria de Estado tem um papel extremamente importante, que é trabalhar em políticas públicas para alavancar esta área. Isso envolve trabalhar nas regiões pela ciência, inovação e tecnologia.”

Um dos exemplos é o Pro_Move Lajeado. Conforme ela, a ideia é amplificar ações como esta para todo o estado para cada região ter claramente qual a sua estratégia.

De 2019 a 2022, programas para acelerar os negócios resultaram em um investimento de R$ 191 milhões no RS. Dos quais, R$ 13,7 milhões para o Vale do Taquari. Junto com isso, a equipe da secretaria organiza o South Summit Brasil 2023, marcado para março em Porto Alegre.

A professora da Univates atua na pasta desde janeiro de 2022.

Ouça a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais