Morte de peixes em arroio é investigada em Venâncio Aires

Crime ambiental

Morte de peixes em arroio é investigada em Venâncio Aires

Localidade faz divisa com Santa Clara do Sul. Suspeita é de que esterco suíno, oriundo de criação comercial, tenha causado a mortandade dos animais

Por

Atualizado quarta-feira,
04 de Janeiro de 2023 às 13:59

Morte de peixes em arroio é investigada em Venâncio Aires
Foto: Divulgação
Venâncio Aires
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Secretaria de Meio Ambiente (Semma) de Venâncio Aires averiguou a morte de dezenas de peixes no Arroio Sampaio, no interior do município. A ação foi realizada na manhã desta terça-feira, 3. A suspeita é de que esterco suíno, oriundo de criação comercial, tenha causado a mortandade dos animais.

De acordo com a fiscal ambiental da Semma, Clarissa Sthal Gomes, a localidade faz divisa com Santa Clara do Sul sendo possível que a infração tenha sido cometida no município vizinho. Dessa forma, o setor de fiscalização da Prefeitura da Cidade das Flores também foi acionado.

A contaminação de cursos d’água é um crime ambiental passível de responsabilização civil e penal, e por se tratar de curso hídrico que circunda dois municípios, a denúncia também foi encaminhada para a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Ainda conforme a fiscal, não é possível precisar a quantidade de peixes mortos. Isso porque a suspeita é de que o caso tenha acontecido há mais dias em razão do avançado estado de decomposição. “Não podemos constatar quantos morreram pela contaminação, mas é possível que chegue na casa da centena.”

O secretário de Meio Ambiente, Nilson Lehmen, destacou a importância dos produtores rurais terem cuidado com o manuseio deste tipo de resíduo. “Precisamos redobrar a atenção para que não ocorra casos como o de hoje. A Semma está sempre ativa e atuante para orientar os cidadãos sobre a melhor conduta no descarte dos resíduos. A secretaria está sempre aberta para a orientação educativa.”

Acompanhe
nossas
redes sociais